Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE E IME fazem expedição para medir quatro picos na Serra do Caparaó

22/10/2004 08h01 | Atualizado em 22/10/2004 08h01

O IBGE e o Instituto Militar de Engenharia (IME) estão, desde o dia 19, no Parque Nacional da Serra do Caparaó, com o objetivo de rever as altitudes exatas dos picos da Bandeira e Cristal e de medir, pela primeira vez, os picos do Calçado e Calçado Mirim. A expedição faz parte de uma parceria estabelecida entre os dois institutos em torno do Projeto Pontos Culminantes do Brasil, que já realizou um primeiro levantamento na Serra da Mantiqueira, concluindo que o pico Pedra da Mina é mais alto que o das Agulhas Negras e que o Pico da Neblina, o mais alto do País, tem 20 metros a menos do que determinavam as últimas medições, feitas na década de 60.

Desta vez, a equipe, de 20 pessoas, conta ainda com a parceria da 5a Divisão de Levantamento do Exército e deverá fazer uma parte da expedição de ônibus até a localidade de Alto do Caparaó, a 420 km do Rio, seguindo depois para o Tronqueira em carros menores, de onde seguem a pé pelas trilhas que levam aos picos.

O trabalho a ser realizado consiste na instalação e operação de quatro aparelhos receptores de GPS de alta precisão nos quatro picos. Esses aparelhos são alimentados por baterias de motocicleta e precisam coletar dados por cera de 12 horas ininterruptas. Um gerador de energia elétrica foi levado, com o objetivo de fornecer energia em caso de pane e também para recarregamento das baterias.

Simultaneamente, aparelhos semelhantes foram colocados em pontos de referência, situados em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, para coletar os dados. Após a expedição, todos estes dados serão processados pelo IBGE, possibilitando o cálculo das altitudes, com precisão centimétrica.

Se, na expedição ao pico da Neblina foram medidos duas montanhas ao mesmo tempo, agora são quatro simultaneamente, com quatro receptores de GPS e quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, que devem estar de volta ao Rio no próximo dia 23. Além disso, os resultados podem trazer surpresas com os dois novos picos, do Calçado e Calçado Mirim, nunca antes medidos, que podem estar perto dos 2.800 metros e alterar novamente a posição dos mais altos picos brasileiros.