Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança CD ROM com informações sobre os 5.560 municípios brasileiros

O IBGE está colocando à disposição da sociedade um CD ROM chamado Base Estatcart de Infomações Municipais 2003, que reúne informações de várias fontes, sobre cada um dos 5.560 municípios brasileiros.

10/08/2004 13h31 | Atualizado em 10/08/2004 13h31

O IBGE está colocando à disposição da sociedade um CD ROM chamado Base Estatcart de Infomações Municipais 2003, que reúne informações de várias fontes, sobre cada um dos 5.560 municípios brasileiros.

Reunindo, num mesmo CD, informações sobre educação, saúde, participação política, finanças públicas, transporte, assistência médico-sanitária, registro civil, entre outros temas, retirados das bases de dados, tanto do IBGE, como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Banco Central (BACEN), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), DENATRAN, DATASUS e INEP, esta nova Base de Informações Municipais poderá ser de grande utilidade para administradores públicos, jornalistas e pesquisadores em geral, no conhecimento da realidade nacional.

Através do CD ROM podem ser acessados, por exemplo, dados sobre o número de óbitos por diferentes causas, de equipamentos hospitalares disponíveis, de instituições bancárias, empresas, automóveis, motocicletas, escolas, matrículas, professores, casamentos, separações etc., de qualquer município brasileiro.

O tema Finanças Públicas, por exemplo, tem 42 ítens, que incluem informações orçamentárias de receitas e despesas realizadas, como impostos e taxas cobrados, transferências intergovernamentais, investimentos, pagamento de pessoal e até o valor do Fundo de Participação dos Municípios. Nesse tema, os dados são referentes ao ano de 2002, mas o CD contém dados tanto do ano 2000, com os do Censo e do TSE; como de 2001, no caso da estrutura empresarial dos municípios; de 2002, no caso das Finanças Públicas e das estatísticas agropecuárias e de assistência médico-sanitária ou de 2003, no caso dos dados do Denatran, do Banco Central e do DATASUS, que é a base de dados do Sistema Único de Saúde.

No total, são 735 variáveis selecionadas entre os 15 temas e sub-temas que a Base de Informações Municipais abrange. O CD ROM já está disponível na loja virtual do IBGE no portal www.ibge.gov.br e, proximamente, nas agências e livrarias do IBGE em todas as Unidades da Federação.