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Combustíveis, automóveis e minério de ferro lideram as vendas na indústria

30/06/2004 07h01 | Atualizado em 30/06/2004 07h01

No ranking regional de vendas observa-se que os cinco maiores estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná), concentraram 76,1% do total das vendas do país em 2002, liderando as vendas industriais também em 1998, quando respondiam por 79,4% do total das vendas. Entre esses dois anos, ressalta-se a perda de participação de São Paulo (de 48,6% para 43,7%) e o ganho da Bahia (de 3,4% para 5,0%).



Em alimentos e bebidas, os principais produtos são açúcar cristal, cervejas e chope, carne de bovino, refrigerantes e carnes e miudezas de aves, que respondem por 30,1% do total das vendas da indústria de alimentos e bebidas e estão entre os 20 principais no total de produtos brasileiros, respondendo por 4,9% das vendas industriais. A produção de cerveja e chope e de refrigerantes é voltada, principalmente, ao consumo doméstico, enquanto os demais itens têm no mercado externo parcela importante de suas vendas.

A produção de açúcar cristal está altamente concentrada em São Paulo, que responde por 72% do total das vendas e a produção de refrigerantes, quarto produto em vendas, tem em São Paulo e no Rio de Janeiro as duas principais Ufs, com 34% do total das vendas.

Entre produtos químicos, adubos ou fertilizantes; medicamentos não especificados; etileno; polipropileno e polietileno de alta densidade são os destaques, cujas vendas representam 21,2% do total da atividade. Adubos ou fertilizantes lideram o grupo e têm suas vendas concentradas no Paraná e em São Paulo, que respondem por 44% do total das vendas do produto.

Em veículos automotores, os principais produtos são automóveis, jipes e camionetas de passageiros; peças e acessórios para o sistema de motor; caminhões leves; e peças e acessórios para veículos automotores, que acumularam, em 2002, vendas no valor de R$ 36,5 bilhões, o que representou 6,1% do total levantado pela pesquisa e 61,9% do total da atividade.

A venda de automóveis é maior nas indústrias de São Paulo (57,4%), seguido de Minas Gerais (19,5%), Paraná (10,0%) e Bahia (4,6%). Esses números refletem o ganho de importância das unidades fabricantes de automóveis que, nos últimos anos, se instalaram fora do eixo São Paulo/Minas Gerais.

Esta atividade, terceira no ranking das exportações industriais, participou com 11,0% do total em 2002, taxa só superada pelas indústrias de alimentos e bebidas (21,0%) e metalurgia básica (11,5%).

O Refino de petróleo e álcool teve, nas vendas de óleo diesel; gasolina; óleo combustível; álcool e gás liquefeito de petróleo, uma receita de R$ 44,4 bilhões, o que representou 7,4% das vendas totais levantadas na pesquisa e 79,8% do total da atividade. São Paulo lidera a oferta de todos esses produtos. O segundo estado em participação nas vendas de diesel e álcool é o Paraná. Ressalte-se que o Nordeste contribui com 11,8% das vendas nacionais de álcool, porém nenhum estado nordestino individualmente supera a participação do Paraná, que é de 8%. Bahia é o segundo em gasolina e Rio de Janeiro o segundo em gás liquefeito.

Na Metalurgia, os principais produtos são lingotes ou placas de aço ao carbono; alumínio em formas brutas; bobinas de aço ao carbono; e vergalhões de aço ao carbono e, à exceção de alumínio, cujas vendas se concentram no Pará (41%) e no Maranhão (37%), nos demais produtos elas são efetuadas, predominantemente, nos estados da região Sudeste, valendo destacar a forte concentração assinalada no produto lingotes, ou placas de aço ao carbono no Espírito Santo, que responde por 67% das vendas. O Rio de Janeiro é líder nas vendas de bobinas de aço e São Paulo se destaca no item vergalhões.

Região Sul se destaca na produção de máquinas e equipamentos

Máquinas e equipamentos tem em tratores agrícolas; refrigeradores para uso doméstico; compressores e motocompressores para ar ou gás; fogões de cozinha para uso doméstico e máquinas para colheita os principais produtos, cujas vendas correspondem a 23,0% do total da atividade e a 1,3% do total Brasil.

Os estados do Sul lideram as vendas desses produtos, ficando a exceção apenas para fogões de cozinha, que está concentrada em São Paulo (84%). Mais da metade das vendas de refrigeradores (53%) e de compressores e motocompressores (57%) são atendidas por Santa Catarina, e de máquinas para colheita, pelo Rio Grande do Sul (57%), ficando este último estado também com a liderança das vendas de tratores agrícolas (48%). As vendas de máquinas para colheita são atendidas por Rio Grande do Sul (57%) e Paraná (39%).

No grupo Celulose e papel, os principais produtos são celulose; papel para uso na escrita e impressão; caixas de papelão ondulado; caixas e cartonagens de cartão, cartolina ou papelão liso; e papel higiênico. É bastante significativa a participação de São Paulo nas vendas de papel para uso na escrita e impressão (94%). As vendas de celulose, produto tipicamente de exportação, se concentram no Espírito Santo (40%) e em Minas Gerais (23%).

Garrafas PET e outras embalagens plásticas registram vendas de R$ 1,8 bilhão

Nos Artigos de borracha e plástico, as vendas de pneumáticos; garrafões, garrafas e frascos de material plástico; películas e outras formas planas de plásticos e sacos de plástico para embalagens representam 35,2% das vendas da atividade e 1,3% das vendas totais da pesquisa. São Paulo lidera as vendas de todos os produtos.

O item garrafões, garrafas e frascos de plástico, que inclui as embalagens PET, registrou vendas da ordem de R$ 1,8 bilhão, ocupando a 63a posição no ranking de todos os produtos pesquisados.

Telefones celulares são o sétimo produto em vendas

No grupo de Material eletrônico e de comunicação, destacam-se os itens: telefones celulares; TV a cores, aparelhos de comutação para telefonia ou telegrafia; tubos de imagem para receptor de TV e outros tubos; e rádios para veículos automotores. A venda desses produtos representa 68,3% do total da atividade e 2,3% do total Brasil e é realizada, praticamente em toda sua totalidade, por Amazonas e São Paulo.

O item telefones celulares já é o sétimo produto em volume de vendas, com R$ 7,5 bilhões em 2002. Além da expansão da demanda interna, deve-se ressaltar a importância crescente desse item nas exportações, onde, em 2002, foi o 10o no ranking. Em 1998, os telefones celulares ocupavam o 138° lugar nas vendas internas e o 86° nas exportações.

Entre os Minerais não metálicos, os principais produtos foram cimento; ladrilhos e placas de cerâmica; massa de concreto; garrafas, garrafões e frascos de vidro para embalagem; e chapas ou folhas de vidro flotado, cujas vendas corresponderam a 54,1% do total da atividade e a 1,6% do total Brasil.

Minas Gerais (22%) e São Paulo (20%) são os estados que se destacam em participação na venda de cimento. As duas principais UFs concentram mais de 70% das vendas dos 5 principais produtos da atividade. O único estado líder em vendas que não pertence à Região Sudeste é Santa Catarina, que ocupa a primeira posição na participação de vendas de ladrilhos e placas de cerâmica.

Em 2002, o volume de vendas de óleo diesel chegou aos R$ 18,3 bilhões, vindo a seguir automóveis de até 1000 cilindradas (R$ 13,3 bilhões), automóveis de 1500 a 3000 cilindradas (R$ 13,0 bilhões), minérios de ferro beneficiados (R$ 10,5 bilhões) e gasolina (R$ 10,0 bilhões). Esses cinco produtos representam 21,2% das vendas dos 100 principais produtos industriais, e essas informações fazem parte da Pesquisa Industrial Anual - Produto/ 2002.

A PIA - Produto/2002 reúne informações sobre a produção, em quantidade e valor, das principais indústrias do país. Em 2002, fizeram parte da pesquisa 14.400 empresas, onde foram coletadas informações sobre a linha de produção de 23.000 unidades locais (plantas industriais), que registraram um total de vendas de aproximadamente R$ 601 bilhões, num conjunto de 3.300 produtos investigados. Esse total representa 75% das vendas de toda a indústria brasileira.

Essa pesquisa sobre os produtos industriais brasileiros revela que as dez principais atividades em volume de vendas, que respondem por 75% das vendas, permaneceram as mesmas desde 1998, primeiro ano de apuração da pesquisa, embora as participações tenham se alterado no período. O valor de venda dos produtos indica que alimentos e bebidas e produtos químicos são as atividades que mais se destacam no total das vendas, com R$ 97,3 bilhões e R$ 79,0 bilhões, respondendo, respectivamente, por 16,2% e 13,2% do total de vendas, em 2002. No grupo das principais atividades, há de se destacar, também, a de Refino de petróleo e álcool, que salta de uma participação de 6,0% em 1998, para 9,3% em 2002.