Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Aviso à Imprensa e à população em geral : O IBGE não faz censo on line

26/04/2004 05h01 | Atualizado em 26/04/2004 05h01

O IBGE acaba de tomar conhecimento de que alguém, que se intitula Sérgio da Costa Neto de Andrade e que se apresenta como "Diretor do IBGE Brasil", está utilizando indevida e criminosamente o nome da Instituição para realizar um suposto censo on line. A mensagem tem chegado aos usuários de Internet, através de seus e.mails pessoais, pedindo para que seja preenchido um formulário.

A Direção do IBGE no Rio de Janeiro informa aos jornalistas e à população em geral, que este não é, em nenhuma hipótese, o procedimento da Instituição e que a realização de toda e qualquer pesquisa, seja censitária ou por amostragem, é precedida de debates com os usuários, tem as datas de realização e de apuração informadas no site do IBGE na Internet e que, sobretudo, nenhum domicílio a ser visitado é pego de surpresa. Ao ser escolhido para uma amostra, seja domicílio, empresa ou instituição, todos recebem antes uma carta do IBGE avisando e prevenindo os informantes de que receberão a visita de um agente da Instituição, devidamente credenciado.

O IBGE ainda obedece a Lei do Sigilo, que garante a todos os brasileiros que as informações prestadas não serão jamais ligadas a nenhuma pessoa ou empresa em particular, de forma a identificá-los. Não sendo, portanto, possível que um censo on line seja realizado dessa forma, através de e.mails particulares e identificatórios.

A direção do IBGE alerta a população para o falso e.mail, que poderá estar sendo utilizado com finalidades escusas e avisa que medidas e providências legais já estão sendo tomadas e que a Polícia Federal já foi acionada, no sentido de identificar a origem do e.mail.