Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza imagens de satélite do Piauí e cartas imagem de Tocantins

01/06/2015 11h51 | Atualizado em 07/06/2017 12h08

 

O IBGE disponibiliza hoje, 1º de junho de 2015, em seu portal na internet, mosaicos de imagens ortorretificadas do Piauí e um conjunto de 30 cartas imagem de Tocantins. Com resolução espacial de 10 metros, as imagens que deram origem a esses produtos foram obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS.

Os ortomosaicos do Piauí cobrem 99,8% do estado. As imagens dos 0,2% restantes apresentavam elevado percentual de nuvens ocultando o território e, por esse motivo, não foram utilizadas. Futuramente, para cobrir aquela pequena porção do estado não retratada pelo AVNIR-2, o IBGE poderá recorrer a imagens de outro sensor.

As imagens ortorretificadas individuais do Piauí, disponibilizadas em 2013 e 2014, e os recortes por folhas 1:100.000 (1cm= 1km) dos ortomosaicos lançados hoje, estão em formato GeoTIFF , para uso em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), e podem ser transferidos da página do IBGE, em:ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_do_territorio/imagens_corrigidas/ortomosaicos/bc100/

Já as 30 cartas imagem do Tocantins (correspondendo a 23% da área do estado) também estão representadas na escala 1:100.000 e correspondem a um tipo de representação cartográfica constituída por mosaico de imagens de satélite ortorretificadas, com nomes geográficos e informações marginais, obedecendo ao recorte das folhas do Mapeamento Sistemático Terrestre.

Os ortomosaicos correspondentes, em GeoTIFF, foram disponibilizados entre 2012 e 2013. As cartas imagem lançadas hoje, em formato PDF, possuem propriedades geométricas de uma folha topográfica e estão disponíveis na página do IBGE, em:ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_do_territorio/imagens_corrigidas/cartas_imagem/bc100/

Acervo faz parte do projeto BC100

O acervo de imagens disponibilizadas faz parte do projeto “Base Cartográfica 1:100.000” (BC100), que foi concebido para dar à sociedade brasileira acesso a imagens ortorretificadas, ortomosaicos e cartas imagem de diversas unidades da federação. A proposta é atender à demanda por informações atualizadas e compatíveis com a escala de representação 1:100.000 (1cm = 1km).

As imagens ortorretificadas passam por um processo de correção em relação a diversas deformações geométricas, causadas por diferentes fatores, como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo, a curvatura e a rotação da Terra. O processo de mosaicagem reúne um conjunto de cenas AVNIR-2 ortorretificadas que são recortadas e montadas para cobrir toda a área correspondente ao recorte de uma folha topográfica.

Os ortomosaicos são utilizados para produção das cartas imagem, que proporcionam uma visão atualizada do território, compatível com os requisitos de representação da escala, e apresentando a denominação dos elementos geográficos de maior relevância. Devido à característica simplificada desse produto, a sociedade pode dispor das informações de forma mais rápida do que em relação à produção de uma folha topográfica completa.

O sensor AVNIR-2 produz imagens com resolução espacial de 10 metros, em quatro bandas do espectro, correspondentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As imagens utilizadas no projeto foram adquiridas entre os anos de 2006 e 2010, sendo a maior parte delas nos anos de 2009 e 2010.

 

Comunicação Social
1 de junho de 2015