Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Oficinas abrem a programação do IBGE na 78ª Reunião Anual da SBPC

Os participantes poderão visitar o espaço destinado à apresentação de suas atividades, produtos, publicações, plataformas e informações estatísticas e geográficas produzidas pelo Instituto entre os dias 26/7 a 1/8.

Editoria: IBGE | IBGE

27/07/2026 17h07 | Atualizado em 27/07/2026 17h25

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou sua participação na 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta segunda-feira (27). Entre as atividades de abertura da programação do Instituto, a Pesquisa de Inovação (PINTEC) foi tema de uma das oficinas realizadas durante o evento.

A atividade foi conduzida por Flávio Peixoto, gerente das Pesquisas Temáticas do IBGE, que apresentou a trajetória da pesquisa, as mudanças metodológicas implementadas na edição de 2025 e os principais indicadores estruturais produzidos pelo levantamento. A oficina integra a programação de divulgação científica promovida pelo IBGE.

Oficinas acontecem durante toda semana. - Foto: Maria Eduarda Gonçalves

Durante a apresentação, Peixoto explicou que a PINTEC passa por uma nova fase após sete edições da pesquisa estrutural, realizadas desde o início dos anos 2000. Segundo ele, o levantamento surgiu a partir de uma demanda do então Ministério da Ciência e Tecnologia, em um período em que o próprio conceito de inovação ainda era pouco conhecido no Brasil.

“Aqui estamos apresentando rapidamente a história da PINTEC e o que a PINTEC 2025 traz de novo, pesquisa que está em campo agora. Lá atrás, a inovação era um fenômeno raro, então a amostra buscava uma empresa potencialmente inovadora. Agora que isso é algo mais difundido, o fenômeno raro é o investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)”, destacou o gerente.

A oficina despertou o interesse dos participantes. A estudante de Engenharia Luciana de Oliveira, de 22 anos, afirmou ter ficado surpresa com um dos resultados apresentados sobre o panorama da inovação no país.

“Interessantíssimo saber que o Amazonas é o estado mais inovador do Brasil, mesmo que, em termos de gastos, São Paulo seja o maior. Incrível porque, às vezes, a gente esquece que ali tem um polo industrial importante, fora da região mais industrializada do país”, comentou.

Além de apresentar a evolução histórica da PINTEC, a oficina abordou indicadores produzidos pela pesquisa e aspectos metodológicos da edição de 2025.

A 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve início neste domingo (26), após cerimônia de abertura realizada no auditório do Distrito de Inovação da Cantareira, em Niterói, no Rio de Janeiro, e segue até o dia 01/08, com a maior parte das atividades concentrada no campus Gragoatá, em Niterói (RJ).

O evento reúne representantes da comunidade científica, estudantes e instituições de pesquisa. A programação inclui a apresentação de estudos científicos, além da discussão e apresentação de políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A reunião deste ano tem como tema “Ciência para Todos: Soberania, Desenvolvimento e Inclusão”.

Programação dos próximos dias

Na terça-feira (28), as atividades têm início às 10h com uma nova apresentação sobre a presença internacional do IBGE, desta vez conduzida por João Nizato. Às 11h e novamente às 15h, Juliana Paiva apresenta a PEERS, pesquisa voltada aos impactos das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024. Entre essas atividades, às 13h, Luciana Alves ministra a oficina sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Na quarta-feira (29), João Antônio Caminada aborda a presença internacional do IBGE em duas oportunidades, às 10h e às 14h. Entre essas apresentações, às 11h, Vando da Paz Nascimento e Juliana Souza de Queiroz conduzem uma oficina sobre o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, destacando os principais aspectos da operação censitária.

Na quinta-feira (30), Carlos Lessa apresenta novamente as ações internacionais do Instituto às 10h e às 14h. Às 11h, Flávio Peixoto conduz a oficina sobre a Pesquisa de Inovação (PINTEC 2025), abordando a evolução da pesquisa e sua nova metodologia. Encerrando a programação do dia, às 16h, Roberto Teixeira Luz retorna para apresentar a oficina sobre o monitoramento da elevação do nível do mar e o Sistema Geodésico Brasileiro.

Na sexta-feira (31), último dia de atividades, Patrícia Santos abre a programação às 10h com a apresentação sobre a presença internacional do IBGE. Às 11h, Maria Clara Celestino ministra a oficina sobre Povos e Comunidades Tradicionais no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Às 13h, ela retorna para apresentar a metodologia do Censo Nacional da População em Situação de Rua e, às 15h, encerra a programação com a oficina dedicada às publicações do Censo Demográfico 2022 voltadas aos Povos e Comunidades Tradicionais.