Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Plano de trabalho

Com eventos em cinco regiões, IBGE apresenta o Plano de Trabalho 2026

Editoria: IBGE | IBGE

12/01/2026 17h52 | Atualizado em 12/01/2026 18h41

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançará seu Plano de Trabalho 2026 em uma série de eventos regionais neste ano em que o IBGE comemora seus 90 anos. A apresentação ocorrerá no período de 20 a 26 de janeiro.

A iniciativa reforça o papel do Instituto na produção e disseminação de informações estatísticas e geográficas de excelência e fortalecendo o diálogo federativo e a aproximação com a sociedade.

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, “o Plano de Trabalho 2026 reafirma o compromisso de todo o IBGE com o melhor conhecimento da realidade brasileira de forma transparente, participativa e democrática no preparo das informações de qualidade voltadas às políticas públicas de transformação da nação em plena transição para a Era Digital”.

Os eventos terão credenciamento às 9h e a apresentação do documento ocorrerá das 10h às 11h, sempre conduzida pelo presidente do IBGE e acompanhada por representantes das diretorias e superintendentes estaduais.

Confira a programação por Região: 

  • 20/01 – Nordeste | São Francisco do Conde (BA)
    Diretoria Executiva (DE) e Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI CCS)
    Local: Agência do IBGE em São Francisco do Conde
    Endereço: Rua Mário Augusto Teixeira de Freitas, 28 – Centro – São Francisco do Conde/BA

  • 21/01 – Centro-Oeste | Brasília (DF)
    Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE)
    Local: Reserva Ecológica do IBGE
    Endereço: Rodovia DF 001, Km 38 – Lago Sul – Brasília/DF

  • 22/01 – Sul | Curitiba (PR)
    Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)
    Local: Superintendência Estadual do IBGE no Paraná
    Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 75 – Centro – Curitiba/PR

  • 23/01 – Sudeste | Belo Horizonte (MG)
    Diretoria de Pesquisas (DPE)
    Local: Superintendência Estadual do IBGE em Minas Gerais
    Endereço: Rua Oliveira, 523 – Cruzeiro – Belo Horizonte/MG

  • 26/01 – Norte | Macapá (AP)
    Diretoria de Geociências (DGC)
    Local: Fecomércio/AP
    Endereço: Av. Procópio Rola, 261 – Centro – Macapá/AP


Os eventos são abertos ao público, mediante inscrição pelo e-mail eventos@ibge.gov.br, e terão transmissão ao vivo pelo IBGE Digital (www.ibge.gov.br) e pelas redes sociais do Instituto.

O Plano de Trabalho 2026 orienta ações estratégicas para garantir dados confiáveis e acessíveis, fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade brasileira.

Por fim, é importante destacar que a divulgação do Plano de Trabalho 2026 segue o mesmo padrão do lançamento realizado no ano passado, quando foi apresentado em todas as regiões do país.