IBGE divulga calendário oficial de 2026 e reforça compromisso com transparência e credibilidade
30/12/2025 16h34 | Atualizado em 30/12/2025 17h13
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (30), o calendário oficial de divulgações para 2026, ano em que a instituição completa 90 anos. Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o documento é um “instrumento central de transparência, previsibilidade e fortalecimento institucional da produção estatística e geocientífica do país”.
De acordo com Pochmann, a publicação antecipada das datas e dos temas das divulgações garante isonomia no acesso à informação, protege a autonomia técnica do Instituto e reforça a credibilidade dos dados perante a sociedade, o mercado, a academia e os formuladores de políticas públicas. “Além disso, permite o adequado planejamento de governos, empresas, pesquisadores e da própria imprensa, contribuindo para decisões baseadas em evidências e para o aprofundamento do debate público qualificado”, destacou.
O presidente ressaltou que, em um cenário de crescente demanda por informações confiáveis e tempestivas, o calendário reafirma o compromisso do IBGE com as melhores práticas internacionais, com a soberania informacional do Estado brasileiro e com o fortalecimento da democracia por meio do acesso público ao conhecimento estatístico e geocientífico.
A Diretoria de Geociências (DGC) tem a divulgação de diversos produtos estratégicos programada para 2026, dedicando esforços para entregar à sociedade informações que caracterizam o nosso território, como destacou a diretora Maria do Carmo Bueno.
“Como destaque, podemos citar a nova edição impressa do Atlas Nacional Milton Santos, uma coletânea de mapas, acompanhados de análises geográficas, mostrando as condições naturais, econômicas e sociais do Brasil” e completou: “O IBGE fará a atualização anual dos produtos relacionados à Divisão Territorial Brasileira, como a Malha Municipal Digital, Áreas Territoriais e Alterações Toponímicas, entre outros”.
Ela também destacou a atualização metodológica e conceitual do Mapeamento de Cobertura e Uso da Terra, visando fornecer informações mais precisas, harmonizadas e detalhadas sobre as transformações do território brasileiro, utilizando imagens de satélite de maior resolução e estrutura de classificação revisada.
Como parte das tarefas relacionadas à densificação do Sistema Geodésico Brasileiro, o IBGE dará continuidade à atualização do Banco de Dados Geodésicos (BDG) com informações das Estações Geodésicas e Gravimétricas.
Gustavo Junger, diretor de Pesquisa (DPE), reforçou que a publicização do calendário de divulgações de 2026 é um compromisso do IBGE com a transparência, conferindo previsibilidade aos diferentes atores da sociedade sobre o acesso público às estatísticas e indicadores econômicos e sociais cruciais para a tomada de decisão no país.
“Entre as pesquisas domiciliares, além das divulgações recorrentes da PNAD Contínua, cabe destaque para a finalização das divulgações do Censo Demográfico 2022, assim como as primeiras divulgações da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2024/2025 e da Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde 2023/2024. A área social contará também com as divulgações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2024 e da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Por sua vez, a Demografia disponibilizará as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2025 entre os produtos a serem divulgados em 2026”, completou.
Já na área Econômica, Vladimir Miranda, diretor-adjunto da DPE, trouxe os destaques: “O calendário de divulgações para 2026 contempla a divulgação de indicadores econômicos fundamentais para o país. Nele pode ser observada toda a programação de divulgação para os indicadores conjunturais, como os índices de preços para diferentes segmentos, as pesquisas mensais por empresas e as estatísticas produzidas pelos levantamentos do setor agropecuário. O cronograma também contempla as pesquisas estruturais e temáticas por empresas e informações adicionais do setor derivadas do Cadastro Central de Empresas. O calendário ainda traz as datas para os indicadores a serem produzidos pelo Sistema de Contas Nacionais para este ano, enquanto a reformulação de base do sistema está em curso”.
O documento pode ser acessado no seguinte link: https://www.ibge.gov.br/calendario-de-divulgacoes-novoportal.html?mes=1&ano=2026