Caravana Federativa
Em Belo Horizonte, IBGE faz mais de 200 atendimentos na Caravana Federativa
18/12/2025 10h41 | Atualizado em 18/12/2025 10h41
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve presente na 16ª edição da Caravana Federativa, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu representantes de 36 ministérios e órgãos federais, para aproximar o governo federal dos municípios, oferecendo orientações, serviços e soluções para gestores locais.
Durante os dois dias, o IBGE realizou 206 atendimentos, nos quais os participantes puderam conhecer as ações do Instituto e acessar informações estratégicas para a gestão pública. Foram apresentados produtos e serviços como bases de dados estatísticos, mapas temáticos, informações sobre população, território e economia, além de ferramentas digitais que facilitam o acesso às estatísticas oficiais.
A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que busca fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios. Em Belo Horizonte, o evento contou com palestras, oficinas e atendimentos individualizados, promovendo um espaço de diálogo e integração.
Essa é a quarta caravana que o IBGE participou em 2025. As edições anteriores aconteceram em Natal (RN), São Luís (MA) e Foz do Iguaçu (PR).
Segundo Raphael Santos, chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE em Minas Gerais, a Caravana foi uma oportunidade para apresentar justificativas técnicas sobre os dados censitários e também para divulgar projetos estratégicos do Instituto. Ele destacou o interesse dos gestores pelo IBGE Educa:
“O IBGE Educa é um orgulho para o Instituto. É um projeto incrível, com materiais voltados para crianças, adolescentes e professores, mas que também encanta prefeitos, secretários e vereadores. Ele se tornou nosso carro-chefe nos eventos, porque é bonito, graficamente interessante e funciona como porta de entrada para parcerias com as prefeituras.”
A relevância dos dados do IBGE para a gestão pública também foi ressaltada por Leonardo David Rosa Reis, subsecretário de saúde de Santa Luzia, município da região metropolitana de Belo Horizonte:
“Sem dado você não faz política pública. Planejar e executar ações no escuro é um dos maiores desafios. Os dados do IBGE são fundamentais para conhecer a realidade municipal e garantir que as políticas públicas cheguem ao cidadão.”.
Para Licínio Xavier, assessor de meio ambiente da Associação Mineira de Municípios, a Caravana Federativa é uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento local com os municípios mineiros:
“O evento é muito oportuno para Minas Gerais. Essa integração com o IBGE é essencial para que possamos trabalhar com dados mais completos e consistentes, contribuindo para políticas públicas mais eficazes nos municípios.”
A importância do evento também foi destacada por Juliana Puttini, representante do Consórcio Público para Gestão Integrada (CPGI), que atende oito municípios mineiros:
“Está sendo muito interessante conhecer as novas propostas e também o que o IBGE apresentou sobre educação, com materiais voltados para professores e crianças. Essas informações ajudam a aprimorar nosso conhecimento e levar melhorias para os municípios.”
O Ministério do Planejamento e Orçamento também esteve presente, dividindo espaço com o IBGE. Para Felipe Caixeta, secretário adjunto de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, a Caravana reforça a integração entre órgãos federais e gestores locais:
“Estamos aqui para nos aproximar dos gestores e apresentar as políticas e projetos do Governo Federal que podem ajudar os municípios a avançar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas.”
Por fim, Rúbia Lenza, superintendente estadual do IBGE em Minas Gerais, destacou o papel estratégico do evento para fortalecer relações institucionais:
“A Caravana é um espaço fundamental para aproximar instituições públicas, sociedade civil e gestores. Para o IBGE, é uma excelente oportunidade de estreitar relações e atender às demandas dos municípios. Nosso estande tem recebido grande procura por prefeitos e representantes interessados em conhecer os serviços e soluções que oferecemos para apoiar a gestão pública e o planejamento territorial.”
Além do atendimento personalizado, o IBGE divulgou materiais como mapas regionais, publicações estatísticas e informações sobre o Censo Demográfico 2022, reforçando seu papel estratégico na produção de dados para políticas públicas.