Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

RECOR

Estudantes conhecem Reserva Ecológica do IBGE no aniversário de 50 anos do local

Editoria: IBGE | Marcos Filipe Sousa

10/12/2025 17h04 | Atualizado em 10/12/2025 17h04

Reserva recebeu estudantes para atividades do IBGEeduca – Foto: Lorenzo Mello

Com olhares curiosos e muitas perguntas, alunos da rede pública do Distrito Federal conheceram, nesta terça-feira (19), a Reserva Ecológica do IBGE (Recor), durante as celebrações dos 50 anos do local.

A criançada chegou recebendo kits do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com mapas, bloco, caneta e um lançamento especial para as comemorações da reserva: três paper toys de animais que vivem na região — o pássaro Soldadinho, uma onça-parda e um lobo-guará.

Estudantes recebem material do IBGEeduca – Foto: Lorenzo Mello

Quem fez a recepção foi Michella Reis, analista do Instituto, que apresentou a reserva aos grupos. “Eles aprendem sobre conscientização ambiental na sala de aula de forma teórica, mas aqui conseguem enxergar, tocar, perguntar e observar toda essa natureza ao redor”.

Michella Reis apresentou a reserva para os grupos – Foto: Lorenzo Mello

As atividades ocorreram nos turnos matutino e vespertino e foram coordenadas pelo IBGEeduca, do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI/CCS), como explicou a jornalista da gerência, Agláia Tavares. “Trazemos essas atividades para perto dos estudantes, mostrando os conteúdos do IBGE na linguagem deles. Fico feliz com a reação deles”.

Atividades foram coordenadas pela jornalista Agláia Tavares – Foto: Lorenzo Mello

Quem também ajudou nas atividades foi a bibliotecária e pedagoga Soymara Santos. “É muito importante, desde as primeiras séries, ter contato com dados de geografia e estatística, que enriquecem a consciência ambiental já na infância”.

Soymara Santos mostrou o site Nomes do Brasil – Foto: Lorenzo Mello

A novidade foi o site Nomes do Brasil, lançado em novembro deste ano, onde os alunos puderam ver a posição dos seus nomes no ranking nacional. Também conheceram, com os biólogos da reserva, a exposição de fauna e flora, além de um passeio por uma das trilhas, acompanhados pelos guias e pela polícia ambiental.

Alunos visitaram parte da reserva – Foto: Lorenzo Mello
Biólogos apresentaram acervo da fauna e flora da reserva – Foto: Lorenzo Mello

Wellington Pereira, professor de um dos grupos, valorizou esse tipo de atividade. “Eles gostam de sair da sala de aula e viver essas experiências que enriquecem a vida escolar e pessoal de cada um”.

A professora Idjane Magalhães reforçou a fala do colega: “Todos estão animados, e nós também. É uma forma de despertar a consciência ambiental na comunidade escolar, tão necessária na atualidade”.