Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CONFEST/CONFEGE 2025

Casa Brasil IBGE Bahia é inaugurada durante Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados

Editoria: IBGE | Marcos Filipe Sousa

10/12/2025 15h10 | Atualizado em 10/12/2025 15h10

Inauguração ocorreu durante a Confest/Confeg - Foto: Heitor Montes

A sexta unidade da Casa Brasil IBGE foi inaugurada no último dia 5, no estado da Bahia, durante a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados. A nova unidade está localizada na Avenida da França, no bairro do Comércio.

O espaço interativo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que reúne memória e tecnologia em um só lugar, é resultado de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia e está instalado no prédio do Instituto do Cacau, na área do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Espaço fica localizado no Instituto do Cacau - Foto: Heitor Montes

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, agradeceu a parceria e reforçou a importância da instalação no SAC: "Está ocorrendo a revitalização deste centro histórico da cidade, e o IBGE faz parte disso. Assim, esta Casa Brasil cumpre a função de aproximar a população do Instituto e da sua produção de dados e estatísticas."

André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia, destacou a grande circulação no local: "Estamos felizes com essa inauguração, onde mais pessoas poderão ter acesso ao nosso trabalho."

Durante a inauguração, os presentes conheceram as áreas que compõem a Casa Brasil IBGE e os produtos interativos, como o aplicativo Meu IBGE, apresentados pelo coordenador do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI/CCS), José Daniel Castro.

Rodrigo Pimentel, secretário estadual de Administração, lembrou que a Casa Brasil IBGE contribuirá para a revitalização do espaço. "Aqui é uma central de serviços ao cidadão, e contar com a presença do Instituto é engrandecer ainda mais o local com atividades voltadas às pessoas."

Secretário destacou como o IBGE irá ajudar na revitalização do local - Foto: Heitor Montes

Representando o SENAI Cimatec, Walter Pinheiro, responsável pelas Relações Institucionais e Governamentais, reforçou a parceria com o IBGE. "Vamos trazer a tecnologia das nossas escolas para trabalhar junto com o IBGE na divulgação dos seus dados, de forma moderna e interativa”, disse.

Material de divulgação do IBGE será distribuído para a população que visitar o local - Foto: Heitor Montes

O projeto da Casa Brasil IBGE é concebido como um ambiente interativo que visa aproximar o público do trabalho do IBGE, tornando o conhecimento sobre o país mais acessível. A unidade da Bahia junta-se às sedes já existentes no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Belém (PA), Juiz de Fora (MG) e Fortaleza (CE).

A iniciativa da Casa Brasil está estruturada em torno dos pilares Memória, Conhecimento e Futuro, visando sobretudo preservar a história do IBGE e do Brasil, transformar dados estatísticos em experiências educativas e fomentar a cultura de dados e a inovação pública.