Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CONFEST/CONFEGE 2025

500 estudantes da rede pública estadual participam de oficina no segundo dia da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados na Bahia

Editoria: IBGE | Marcos Filipe Sousa e Lorenzo Mello

04/12/2025 14h30 | Atualizado em 04/12/2025 15h17

Bel e Pedro recepcionaram estudantes - Foto: Hiago Martins

Até onde pode ir a imaginação de um jovem que anseia por misturar conhecimento e tecnologia? Essa inquietação esteve presente durante a oficina Políticas Públicas na Era Digital: dominando os dados do IBGE, nesta quinta-feira (4), na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que acontece em Salvador (BA).

Alunos conheceram o processo de disseminação de informações - Foto: Hiago Martins

Quem deu as boas-vindas aos estudantes da rede pública estadual foram os mascotes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bell e Pedro. Símbolos do IBGEeduca, a dupla animou a oficina, despertando a alegria das turmas, que, curiosas e impressionadas, registraram tudo com fotos e vídeos.

A previsão é receber cerca de 1500 estudantes da rede pública estadual nos dias 4 e 5 de dezembro.

Rodrigo Rego, gerente de Inovação da Coordenação de Serviços On-line, apresentou os produtos do Instituto e como as ferramentas podem ajudá-los a conhecer a realidade ao redor.

Rodrigo apresentou produtos do IBGE - Foto: Hiago Martins

O jovem Samuel Andrade, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), era um dos participantes. “Pretendo fazer vestibular para a área de Informática e me surpreendi com a tecnologia utilizada para compilação dos dados e produção de mapas”, disse o estudante.

Mas não eram apenas os olhos dos estudantes que brilhavam; os professores também relataram a experiência.

“Eles tiveram a oportunidade de valorizar aquilo que estudam na sala de aula, do que falamos e transmitimos. Ainda temos o problema do desinteresse. Então, vindo e tendo contato com essa realidade, revertemos essa situação”, disse a professora de Geografia, Márcia Noronha, destacando a Era Digital: “É um mundo maravilhoso e prático, disponível na palma da mão”.

Da mesma área, Igor de Jesus destacou que a maioria são estudantes de nível médio e técnico. “É uma oportunidade de experimentarem como o IBGE trata seus dados e os divulga”.

Outra atração para os grupos foi o Mapa-Múndi invertido, com a Bahia no centro do mundo. Quem estava animado era o estudante João Paulo, da mesma unidade de ensino, que nunca havia participado de um evento desse tipo. “Percebemos como é grande o nosso país e quanta coisa ainda não conhecemos”.

Alunos e professores aproveitaram para registrar o momento no Mapa-Múndi - Foto: Hiago Martins

A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Britto, destacou a parceria com o Instituto. “Nós queríamos a participação dos estudantes e, de forma carinhosa, o IBGE aceitou esse movimento. Pois reconhecemos o seu papel na construção de políticas públicas e precisávamos apresentar isso aos estudantes”.

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).

Serviço: Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
As mesas internacionais terão tradução.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.