CONFEST/CONFEGE 2025
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados cresce e se expande: do Rio em 2024 à Bahia em 2025
27/11/2025 15h52 | Atualizado em 27/11/2025 15h53

Inscrições prorrogadas até 01/12
A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já mostra evolução significativa entre suas edições de 2024 e 2025.
Em 2025, a Conferência ganha dimensão inédita e histórica: pela primeira vez desde sua criação em 1968, será realizada fora do Rio de Janeiro, chegando a Salvador, Bahia, entre 3 e 5 de dezembro, nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI, com apoio da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e do Governo do Estado da Bahia. O tema será “Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030”.
O esforço de levar o evento à Bahia simboliza a descentralização e a ampliação do debate nacional. A edição de 2025 conta, até o momento, com 76 atividades — 22 mesas, 37 grupos temáticos e 17 oficinas, que são novidade em relação à edição anterior. Já estão confirmados 193 palestrantes, 59 moderadores e 29 relatores, consolidando-se como a maior edição já realizada.
Já em 2024, no Rio de Janeiro, o encontro, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), teve como tema “Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital”. Foram 29 atividades no total, distribuídas em 6 mesas e 23 grupos temáticos, com a participação de 129 palestrantes, 26 moderadores e 12 relatores. O evento destacou os desafios da soberania nacional diante da digitalização e da crescente dependência de dados globais. A Conferência realizada na UERJ teve como produto a Carta do Brasil na Era Digital com propostas para construção coletiva do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).
Além da expansão quantitativa, o encontro de Salvador marca a retomada da elaboração do PGIEG. O plano é considerado fundamental para a estratégia e o planejamento das informações oficiais, reforçando o papel do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas.
Assim, enquanto a edição de 2024 concentrou-se em discutir riscos e oportunidades da soberania nacional na era digital, a de 2025 se destaca pela abrangência, pela descentralização e pela proposta concreta de um plano estratégico para orientar o Brasil no uso de informações estatísticas e geográficas até 2030
Prestes a completar 90 anos em 2026, o IBGE reafirma com esta conferência sua relevância internacional, convocando agentes produtores e usuários de dados de todo o mundo para discutir como informações históricas e atuais podem antecipar o futuro e apoiar o desenvolvimento do Brasil na era digital.
CONFEST/CONFEGE em números:


Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.
Inscrições gratuitas pelo link:
https://loja.ibge.gov.br/conferencia-nacional-dos-agentes-produtores-e-usuarios-de-dados-confest-confege.html
Organização: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Apoio: Governo do Estado da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Senai Cimatec, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e União dos Municípios da Bahia (UPB)
Confira a programação e as inscrições pelo seguinte link: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio