IBGE
Diretor de Pesquisa do IBGE conquista assento no Conselho do Instituto de Estatística da UNESCO
19/11/2025 16h08 | Atualizado em 19/11/2025 16h33
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alcançou um marco importante na sua inserção internacional: o Diretor de Pesquisas, Gustavo Junger, foi eleito para integrar o Conselho Diretor do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS). A candidatura, articulada pelo setor de Relações Internacionais do IBGE nos últimos meses, foi confirmada pela UNESCO após indicação do Ministério das Relações Exteriores.
O UIS é a principal fonte de dados internacionalmente comparáveis sobre educação, ciência e cultura. Como agência estatística oficial da UNESCO, produz indicadores em colaboração com institutos nacionais, ministérios e organizações internacionais, orientando governos e entidades na formulação de políticas eficazes.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou o caráter inédito da eleição: “A inédita eleição do diretor Gustavo Junger para o Conselho do UIS reafirma o protagonismo internacional alcançado pelo IBGE nos últimos dois anos. Em consonância com os objetivos do Singed no Brasil, o UIS garante a credibilidade, relevância e comparabilidade internacional dos dados estatísticos sobre educação, ciência, cultura e comunicação em nível global.”
O Conselho Diretor do UIS é composto por 12 especialistas internacionais, responsáveis por definir políticas, funções gerais e aprovar o programa e orçamento anual da instituição.
Para Gustavo Junger, a eleição reforça o papel estratégico do IBGE: “A indicação evidencia o prestígio do IBGE junto à comunidade internacional e nossa contribuição na produção de informações sobre temas centrais para a UNESCO. É um sinal consistente de que o projeto de inserção internacional do instituto caminha na direção certa. O IBGE exerce liderança entre países do Sul Global e deve ampliar sua atuação nos temas de interesse do UIS.”
A área de Relações Internacionais do IBGE também celebrou a conquista. “A eleição para o Conselho do UIS é um claro reconhecimento da excelência e do compromisso institucional do IBGE na produção de estatísticas de educação, ciência e cultura. Temos um histórico positivo de colaboração com as Nações Unidas, que se fortalece a cada dia, e a participação no Conselho é mais um passo nessa parceria”, disse Andrea Diniz.