Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Em Jacarta, ENCE e Instituto de Estatística da Indonésia alinham parcerias

Editoria: IBGE

22/10/2025 15h33 | Atualizado em 22/10/2025 15h37

Comitiva do IBGE é recebida no Instituto Nacional de Estatística da Indonésia - Foto: IBGE

Uma comitiva do IBGE está em Jacarta, na Indonésia, participando de uma série de diálogos e visitas ao Instituto de Estatística da Indonésia (BPS) entre os dias 21 e 24 de outubro. A visita à Indonésia contempla a assinatura de um Memorando de Entendimentos com o Instituto Nacional de Estatísticas da Indonésia (BPS), com a participação do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e outras agendas de trabalho com o BPS.

No dia 21, o coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Jorge Abrahão de Castro, e a gerente de Relações Internacionais do IBGE e professora da ENCE, Andrea Diniz da Silva, participaram de um seminário realizado na Politécnica do Instituto de Estatística da Indonésia (BPS), instituição equivalente à ENCE naquele país.

Auditório lotado no evento que recebeu servidores do IBGE - Foto: IBGE

O evento reuniu cerca de 1.200 alunos e professores e foi uma oportunidade valiosa para apresentar a ENCE ao público indonésio por meio de um vídeo institucional e uma palestra sobre os desafios atuais e futuros da escola, abordando suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e treinamento. A apresentação foi seguida por um debate com os participantes, no qual foi possível esclarecer dúvidas e trocar impressões sobre as semelhanças e diferenças entre as instituições.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião técnica com professores e especialistas da Politécnica, onde foram apresentados os aspectos institucionais da escola indonésia. A partir desse encontro, iniciou-se a construção de um plano de trabalho conjunto entre as duas instituições.

Palestra do coordenador-geral da ENCE, Jorge Abrahão de Castro, na Indonésia - Foto: IBGE

Entre os principais pontos discutidos estão implementar programas de mobilidade acadêmica para estudantes e docentes, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de capacitação técnica e científica, a promoção de pesquisas e publicações colaborativas, a realização de workshops e seminários. Além da troca de experiências sobre a implementação do hub de Big Data da ONU, do qual tanto o IBGE quanto o BPS são responsáveis regionais.

A parceria representa um passo estratégico para o fortalecimento da cooperação internacional em estatística e ciências sociais aplicadas. “A parceria pode nos proporcionar a fronteira do conhecimento mais rápido, técnico-científico e institucional ao fornecer ferramentas intelectuais e práticas para enfrentar os complexos desafios do nosso tempo”, destacou Jorge Abrahão de Castro, coordenador-geral da ENCE.