Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Escola Virtual IBGE

IBGE lança novo portal da Escola Virtual e oferece cursos para a sociedade

Editoria: IBGE | Breno Siqueira

20/10/2025 09h00 | Atualizado em 20/10/2025 09h00

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) lança nesta segunda-feira, 20, o novo portal da Escola Virtual IBGE em comemoração aos 30 anos da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais e responsável por desenvolver, implementar e monitorar ações de extensão, treinamento e capacitação voltadas para servidores do IBGE, estudantes da ENCE e para a sociedade em geral. Além disso, no âmbito da rede de Escolas de Governo, os cursos oferecidos pelo IBGE também estão disponíveis para outros servidores públicos.

Para Izabelle de Oliveira, coordenadora do projeto, este novo portal “passa a ser a principal porta de entrada para os ambientes virtuais de aprendizagem da ENCE: Ence Capacitação e Ence Cidadania. Com interface mais moderna e navegação aprimorada, o portal amplia o acesso do público às ações de formação promovidas pela ENCE. O Ence Cidadania, voltado à sociedade em geral, estreia com cursos nas áreas de Estatística, Demografia e Geociências. A nova estrutura do portal também facilita o acesso aos cursos destinados à capacitação interna do IBGE, oferecendo um ambiente integrado, acessível e alinhado às boas práticas de educação a distância no serviço público”.

Lançada em 2008, a Escola Virtual IBGE representou um primeiro passo para que a ENCE/CTA pudesse alcançar os servidores do IBGE distribuídos por todas as unidades do país, oferecendo capacitação por meio de cursos na modalidade EaD. Com o lançamento, busca-se melhorar o ambiente de ensino-aprendizagem favorecendo uma abordagem com foco na experiência do usuário. Uma das mudanças implementadas é a criação de um espaço exclusivo para a oferta de cursos elaborados e pensados para a sociedade brasileira.

Para o começo do novo portal, serão oferecidos inicialmente três cursos no ambiente Cidadania, com foco no público externo. Sistema Estatístico Nacional (20 horas); Conhecendo as pesquisas estatísticas do IBGE (20 horas) e Introdução a Indicadores Sociais (20 horas). Em breve, há a previsão de lançamento de mais alguns cursos, como o caso do SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática.

No último ano, cerca de 3200 pessoas concluíram os cursos da ENCE, destinados ao público externo. Já para os servidores da casa, o número é superior a 30 mil concluintes nos últimos 12 meses. Izabelle destaca o papel destes cursos aos recém-chegados ao Instituto. “A Escola Virtual IBGE exerce um papel fundamental para os novos servidores do IBGE, através de diversos aspectos como o conhecimento sobre as atividades, funções e história do IBGE, além de sua importância para o desenvolvimento do Brasil, preparação desses profissionais para as atividades que desempenharão dentro da instituição e integração à cultura organizacional, em que os novos servidores podem se familiarizar com a missão, visão e valores do IBGE”, explicou a coordenadora.

A Escola Virtual IBGE possui um grupo de cursos direcionado aos novos servidores, que compõem o chamado Programa de Integração de Novos Servidores (PINS), onde são transmitidos não só os aspectos já mencionados, como também normas e procedimentos internos do IBGE, desde questões administrativas até temas de ética, integridade e segurança da informação.