Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança terceira edição da Revista Casa Brasil, integrando conteúdos digitais

Editoria: IBGE | Marcos Filipe Sousa | Arte: Rodrigo Paiva

15/10/2025 14h50 | Atualizado em 15/10/2025 15h34

Arte: Rodrigo Paiva

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar a terceira edição da Revista Casa Brasil IBGE, publicação institucional que reafirma o compromisso da autarquia com a disseminação do conhecimento e a valorização da produção interna. 

A nova edição marca uma evolução na forma de comunicar na Era Digital: além dos tradicionais textos e imagens, a revista agora conta com recursos multimídias acessíveis por QR Code, permitindo ao leitor explorar conteúdos complementares, como vídeos e galerias de fotos que enriquecem as reportagens e entrevistas. 

“Nesta nova edição, damos mais um passo rumo à inovação na comunicação pública. A revista incorpora recursos digitais e multimídia que ampliam a experiência do leitor e tornam o conteúdo ainda mais dinâmico e acessível. Essa evolução reflete o nosso esforço contínuo em dialogar com a sociedade de forma moderna, transparente e inclusiva”, destacou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann. 

Presidente de IBGE destaca recursos multimídias na nova edição - Foto: Thiago Caetano

Outro destaque é a integração de novos servidores ao projeto editorial. Aprovados no concurso público unificado, esses profissionais já estão atuando nas unidades do IBGE em todo o país e passam a contribuir diretamente com a revista, trazendo diversidade, energia e novos olhares à equipe. 

O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola é a matéria de destaque, além dos textos sobre a presença do IBGE na COP30 e uma entrevista sobre inteligência artificial e seu uso seguro na análise de estatísticas. 

A Revista Casa Brasil IBGE é parte de um espaço maior — a Casa Brasil — que reúne memória e tecnologia, conectando diferentes áreas do Instituto em uma narrativa que contempla passado, presente e futuro. A publicação é voltada para múltiplos públicos, desde estudantes e pesquisadores até gestores públicos e cidadãos interessados em compreender melhor o Brasil revelado pelos dados do IBGE. 

Equipe da DPE conferindo a terceira edição da Revista Casa Brasil IBGE - Foto: Thiago Caetano

Com essa nova edição, o Instituto reforça seu papel como agente de comunicação pública, democratizando o acesso à informação de qualidade e aproximando ainda mais a sociedade do trabalho realizado pelos ibgeanos. 

Acesse a versão em pdf aqui: https://www.ibge.gov.br/np_download/casabrasil/revista/N_03_Revista_Casa_Brasil_IBGE.pdf