Com iniciativa inédita do IBGE e recorde de participação, Universidade de Pernambuco ganha terceiro lugar na etapa mundial da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos
09/10/2025 18h31 | Atualizado em 09/10/2025 18h34

Anúncio foi realizado nesta quinta-feira (09/10), durante o 65º Congresso Mundial de Estatística do International Statistical Institute (ISI), em Haia, na Holanda.
A Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos 2024–2025 tem dois brasileiros entre os premiados. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (09/10), durante o 65º Congresso Mundial de Estatística do International Statistical Institute (ISI), em Haia, na Holanda. O professor de Graduação em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Diêgo Bezerra de Melo Maciel, e seu aluno André Augusto Canizza conquistaram o terceiro lugar da etapa mundial, com uma análise do perfil de uso das tecnologias generativas por graduandos brasileiros de Economia e suas percepções de satisfação e confiança acadêmica com a utilização da Inteligência Artificial Generativa (IAgen) no âmbito da aprendizagem estatística.
O pôster, intitulado “Uso de IA Generativa por estudantes brasileiros de Economia: satisfação e confiança, no contexto de aprendizagem da estatística”, já havia sido agraciado com o primeiro lugar na categoria D, voltada para estudantes de Graduação, na etapa nacional do concurso.
“Ser premiado na etapa mundial trouxe mais coragem e disposição para enfrentar os desafios que o ensino da Estatística nos impõe a todo momento”, ressaltou Diêgo. “Em verdade, tudo isso faz parte de uma luta para a construção de uma aprendizagem estatística, na qual os conceitos ensinados figurem com sentido prático e façam sentido na vida dos estudantes”.
"Estou extremamente honrado por esta conquista e pela oportunidade de representar o Brasil em uma competição mundial. Este prêmio é um reconhecimento muito importante para minha trajetória acadêmica e profissional. Faço questão de agradecer ao meu professor, Diego, cujo apoio e mentoria foram essenciais para chegarmos até aqui”, comemorou André.
A Etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos 2024-2025 foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de sua Escola Nacional de Ciência Estatísticas (ENCE), junto da Universidade Federal do Rio Grande — FURG — e seu Centro de Inovação em Educação Estatística (ICE), e teve como desafio aos participantes contar uma história, usando dados e ferramentas estatísticas, e ilustrá-la em um pôster ou cartaz.
No IBGE, a etapa Brasil também recebeu apoio organizacional da Gerência de Assuntos Educacionais, do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), que realiza o projeto IBGEeduca, portal voltado à educação. Juntos, o CCDI, a Coordenação de Comunicação Social (CCS) e a ENCE traçaram a estratégia de lançar o concurso com edital, previsão de recursos aos premiados, e eventos nas escolas, para alunos e professores entenderem como confeccionar os pôsteres. O resultado foi um expressivo aumento nas inscrições, com recorde de participação. Veja o pôster brasileiro premiado no IBGEeduca: https://educa.ibge.gov.br/images/educa/islp/resultado/cat_d_1_lugar.pdf

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, celebrou o resultado do sério trabalho da Instituição e dos esforços no letramento estatístico: “Nova comprovação do reconhecimento internacional do trabalho do IBGE advém, agora, da competição mundial de pôsteres estatísticos para resolver problemas em diversas áreas do conhecimento. Pela importante atuação da Ence, a presença brasileira obteve uma inédita aprovação com a premiação no Congresso Mundial de Estatística na Holanda”.
A coordenadora da ENCE Bianca Walsh está em Haia para o Congresso Mundial de Estatística do ISI e, emocionada, subiu ao palco da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos para receber o prêmio em nome do Brasil. “Foi muito emocionante ver um pôster brasileiro ganhar o terceiro lugar da competição. Ainda vamos ganhar muitos outros”, destacou.

O gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, Marcos Balster Fiore Correia, revelou que toda a equipe está entusiasmada com a notícia da premiação internacional do pôster brasileiro de Diêgo e André: “Essa conquista foi um grande prêmio para todos nós que tivemos a oportunidade e a felicidade de promover essa importante ação em prol do letramento estatístico”.

Dirigido a estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior, o concurso é realizado a cada dois anos e faz parte da ISLP Poster Competition 2024–2025, promovida pelo International Statistical Literacy Project (ISLP), projeto de fomento ao letramento estatístico da International Association for Statistical Education (IASE), em parceria com o ISI. Podiam participar grupos de 1 a 5 estudantes, no máximo, desde que fossem orientados por um professor da Educação Básica ou Ensino Superior, o qual deveria efetuar a inscrição.
E o prêmio internacional chega às vésperas da celebração nacional, já que a Cerimônia de Premiação da Etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos 2024-2025 vai ocorrer na próxima segunda-feira (13/10), às 10h, na Casa Brasil IBGE, no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, será inaugurada a exposição dos pôsteres vencedores da Etapa Brasil — inclusive com a exibição do trabalho de Diêgo e André. Assista ao evento, ao vivo, pelo YouTube do IBGE: https://www.youtube.com/live/i9OULVmFz4M
Veja os pôsteres vencedores da Etapa Brasil: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43119-ibge-divulga-vencedores-da-etapa-brasil-da-competicao-internacional-de-posteres-estatisticos