Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CNPU

Portaria autoriza novas vagas para o IBGE do CPNU: total soma 156 servidores

Editoria: IBGE

07/10/2025 15h00 | Atualizado em 07/10/2025 15h40

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu um importante reforço em seu quadro de pessoal com a autorização de 156 novas vagas por meio de dois atos publicados pelo governo federal em outubro de 2025, referentes ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU1).

 A mais recente medida é a Portaria MGI nº 8.376, de 3 de outubro de 2025, que autoriza a nomeação de 68 novos Analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura. Esses profissionais reforçarão as equipes técnicas do IBGE em diversas áreas estratégicas.

 O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, celebrou a notícia: “Agora estamos mais entusiasmados porque recepcionamos com alegria esta informação que representa um adicional importante. Estes colegas estão chegando no IBGE para realizar o seu trabalho junto aos que já estão há mais tempo na nossa responsabilidade como a instituição oficial de geografia e estatística. Nosso abraço e nossos cumprimentos aos que ingressaram, parabenizando o esforço para chegar à maior instituição de pesquisa do Brasil.”

 Essas 68 vagas se somam às 88 vagas já autorizadas pelo Decreto nº 12.647, de 1º de outubro de 2025, que permitiu a nomeação adicional de candidatos aprovados e não classificados dentro do número original de vagas em concursos públicos. Neste primeiro foram:

  • 3 vagas para Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • 85 vagas para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas.

 A diretora-executiva do IBGE, Flávia Vinhaes, também destacou a importância do reforço: “A partir de 10 de outubro, o IBGE dá início aos procedimentos necessários para a chamada adicional do CNPU1, que contemplará tanto as vagas remanescentes da primeira convocação quanto as novas vagas autorizadas."

Com isso, o total de novas vagas autorizadas para o IBGE chega a 156, fortalecendo a capacidade técnica da instituição para cumprir sua missão junto aos dados estatísticos e geográficos fundamentais para o país.

Clique aqui para assitir ao vídeo do presidente do IBGE e da diretora-executiva, onde falam sobre a importância dessa autorização de novas vagas para o Instituto.