Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Brasília, IBGE comemora 89 anos e realiza 3º Encontro Nacional de Servidores

Editoria: IBGE

20/05/2025 17h11 | Atualizado em 20/05/2025 17h12

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comemorará, em 29 de maio, o aniversário de 89 anos, na Reserva Ecológica do IBGE (RECOR), em Brasília (DF). Pela primeira vez realizado em Brasília, o evento, com início às 17 horas, reunirá servidores e convidados em uma área preservada de mais de 1.400 hectares, onde são realizadas inúmeras pesquisas sobre o Cerrado brasileiro. O aniversário deste ano dá início aos preparativos da comemoração dos 90 anos do Instituto, em 2026.

Junto ao aniversário do IBGE, será realizado nos dias 28 e 29 de maio, a partir de 8 horas, o 3° Encontro Nacional de Servidores (ENS), em que diversos grupos vão discutir temas centrais para o IBGE, como por exemplo a implementação do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (Singed), um novo modelo de governança para a produção estatística, geocientífica e de dados do Brasil.

"Concomitante com o 3° Encontro Nacional dos Servidores, toda a comunidade ibegeana comemora efusivamente os 89 anos de existência da maior instituição pública de pesquisa do Brasil. Não é para menos, pois o IBGE está próximo de responder por quase dois terços de toda a história do Sistema Nacional Estatístico oficial constituído a partir de 1871”, ressaltou o presidente Marcio Pochmann.

O 1º Encontro Nacional de Servidores foi realizado, nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, na Unidade de Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Já o 2º Encontro ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio.

Reserva Ecológica do IBGE

Localizada na Rodovia DF001 Km 38 - Lago Sul, Brasília-DF, a Reserva Ecológica do IBGE pertence à Área de Proteção Ambiental das Bacias do Gama e Cabeça de Veado (Apa Gama e Cabeça de Veado – instituída pela Lei Distrital n° 9.417/1986), que inclui o Jardim Botânico de Brasília (JBB), a Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB) e a ARIE Capetinga-Taquara.

Toda essa área é considerada de grande importância para a preservação da biodiversidade e se destaca como uma das áreas do Bioma Cerrado com maior concentração de pesquisas científicas nas áreas de ecologia, botânica e zoologia.

A Reserva é referência para a compreensão da estrutura e do funcionamento do Cerrado, de sua biodiversidade e de seus serviços ecossistêmicos, constituindo-se em um sítio nacional e global de referência em diversas redes de pesquisas ecológicas, estabelecidas em regime de parceria com mais de 500 instituições nacionais (66%) e estrangeiras (34%). Além disso, a RECOR é sítio nacional e global de referência na produção de informações Geodésicas.