CPNU
Mais de 900 pessoas participam de live para os aprovados do IBGE no CPNU
08/05/2025 14h00 | Atualizado em 08/05/2025 14h00

Com a participação de mais de mais de 900 pessoas, a Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, na manhã de terça-feira(6) uma live de boas-vindas e orientações para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O objetivo da reunião, que é uma etapa do Programa de Integração dos Novos Servidores (PINS), foi entre outros pontos fornecer informações iniciais sobre o Instituto, anunciar a previsão de cronograma, além de dar esclarecimentos sobre as próximas etapas a serem seguidas pelos 890 aprovados no concurso até que sejam nomeados oficialmente.
Na abertura do encontro, o presidente Marcio Pochmann parabenizou o esforço individual e familiar dos aprovados no sentido de se tornarem servidores públicos. “Esse esforço transcorre junto com uma estratégia nacional do estado brasileiro de recuperação e renovação do serviço público no país. É fundamental que a presença de vocês traga uma possibilidade de dar continuidade a essa renovação”, pontuou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
A diretora-Executiva, Flavia Vinhaes, comemorou a realização do evento on line. “Ontem demos um passo adiante ao nos reunirmos virtualmente com os candidatos selecionados no CPNU para ingressar no IBGE, passando informações acerca dos salários, benefícios, datas alocação, exame médico mas, principalmente dando as boas-vindas e falando da importância de recebê-los após quase dez anos sem recebermos novos servidores. Também foi importante sublinharmos a relevância do trabalho dos servidores para fortalecer a administração pública.”
A mediação da live foi realizada pelo coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, que informou que o objetivo do encontro foi “apresentar as informações básicas e necessárias para que conheçam o IBGE e saibam das próximas etapas até estarem efetivamente trabalhando.”
Steffi Christine Hanschke, coordenadora-substituta de Recursos Humanos (CRH); Roberta Regina Fadel, gerente da Área de Provimentos da CRH; e Nathali Soares, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da CRH, também conduziram as apresentações de temas como a Missão do IBGE, Produção e Análise de Informações, Remuneração, Estágio Probatório, Nomeação e Posse, Sistema de Alocação, entre outros. Ao final da reunião, foram respondidas perguntas realizadas durante a live pelos aprovados no Concurso.
Os integrantes da CRH também apresentaram informações sobre a data de publicação do edital de convocação, o processo de escolha do município de exercício (lotação), a documentação necessária para posse e deram, também, orientações sobre o exame médico e a inspeção médica oficial, a estrutura da carreira no IBGE, salários e benefícios.
Segundo o cronograma previsto, em maio, seguindo a ordem de classificação, os candidatos escolherão o município onde vão trabalhar. Em junho, será realizada a nomeação. E, em julho, ocorre o início do efetivo exercício dos novos 890 servidores, sendo 275 Analistas, 312 Tecnologistas, 3 Pesquisadores e 300 Técnicos.
CRONOGRAMA PREVISTO
MAIO: Publicação do Edital de Convocação e escolha de município de lotação para as especialidades que ofereciam mais de uma opção. A prioridade na escolha respeitará a ordem de classificação na especialidade e o tipo de vaga publicada no Diário Oficial da União (DOU) na homologação do resultado final, observados os critérios de alternância e de proporcionalidade entre a classificação da ampla concorrência e da reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência.
JUNHO: Nomeação, entrega da documentação, inspeção médica e posse
JULHO: Início do efetivo exercício
Todas as informações para os aprovados, inclusive o link para a gravação da Live e a apresentação em PDF, podem ser encontradas no site do IBGE: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/cpnu.html.