ENCE
Estatísticas agrícolas e ambientais são tema de webinário do Hub Regional para Big Data
06/05/2025 16h24 | Atualizado em 06/05/2025 16h25
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está promovendo uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O próximo seminário será em 15 de maio, às 11h, e abordará deep learning (aprendizado profundo) e sensoriamento remoto para estatísticas agrícolas e ambientais. Os palestrantes serão Jeanne Jadeau (PARIS21) e Alberto Roman (Masae Analytics), com a participação de Gilberto Câmara (INPE) e Miosotis Peña (ONE - República Dominicana)
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em inglês com tradução simultânea para espanhol. Estudantes de graduação da ENCE podem obter horas de atividades complementares desde que se identifiquem com nome completo ao se inscreverem no evento, permaneçam até o final e solicitem o certificado de participação por meio do e-mail hubbrazil@ibge.gov.br.
A Parceria em Estatísticas para o Desenvolvimento no Século XXI (PARIS21), em colaboração com o parceiro técnico Masae Analytics, apresentará uma iniciativa de dados realizada com o Escritório Nacional de Estatísticas da Mongólia. O projeto piloto utiliza deep learning e sensoriamento remoto para gerar estimativas de rebanho e monitorar o impacto da atividade de pastoreio. Também serão apresentados casos de uso adicionais relacionados ao sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento agrícola, como classificação de culturas, estimativas de produtividade e mapeamento do uso da terra.
Jeanne Jadeau é a líder da equipe de inovação e modernização da PARIS21 (Partnership in Statistics for Development in the 21st Century). Ela é formada em engenharia com ênfase em ciência de dados e estatística e tem ampla experiência na condução de pesquisas quantitativas e projetos de capacitação em países de baixa e média renda.
Alberto Roman é cientista sênior em sensoriamento remoto na Masae Analytics. Ele possui doutorado em Geofísica pelo Institut de Physique du Globe de Paris, onde integrou a Equipe de Dinâmica de Fluidos Geofísicos.
Gilberto Câmara é um pesquisador brasileiro em Geoinformática, Análise Espacial e Modelagem do Uso do Solo. Atualmente é pesquisador sênior do INPE, pesquisador visitante na FGV Agro e consultor da iniciativa FAO-EOSTAT. Seu site é https://gilbertocamara.org.
Série sobre indicadores de mudanças climáticas
O Hub Regional para Big Data está promovendo uma série de webinários para compartilhar experiências no uso de novas fontes de dados e tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas. São abordados temas como biodiversidade, sustentabilidade do turismo e integração de informações geoespaciais para monitoramento do uso da terra. As sessões são em espanhol ou inglês, contando tanto com a participação de especialistas da América Latina e Caribe, quanto de outras regiões.
A série foi iniciada em setembro de 2024 e foram realizados webinários sobre métricas de mudanças climáticas e desastres, sustentabilidade do turismo, desastres hidrogeológicos, sensoriamento remoto, informação geográfica e risco climático infantil. Os seis eventos reuniram 741 participantes de 28 países: Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Belize, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. As gravações são disponibilizadas na página do Hub. A série continuará com webinários mensais até julho de 2025.
ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.