Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CNU

Novos servidores do IBGE aprovados no CPNU começam a trabalhar em julho

Editoria: IBGE | Adriana Gonçalves Saraiva

28/04/2025 11h36 | Atualizado em 28/04/2025 12h18

Fachada da Sede do IBGE no Rio de Janeiro - Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Os novos servidores do IBGE, aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), vão começar a trabalhar no Instituto em julho. O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) publicou na última sexta-feira (25/4) a Portaria nº 3.114, autorizando o provimento de 890 novos cargos no IBGE. Por meio do CPNU, o IBGE realizou o maior concurso público de sua história.

“O IBGE recebe com muita alegria e entusiasmo o provimento de ingresso dos novos colegas, resultado do maior concurso público realizado pela instituição nos últimos 89 anos. Com o acréscimo de quase 1/3 no corpo de servidores permanentes, o IBGE reforça a sua capacidade de seguir melhor, cumprindo sua missão institucional”, comemorou o presidente Marcio Pochmann.

Após a autorização do MGI, o IBGE divulgou o calendário previsto para integração dos novos servidores ao Instituto. Em maio, seguindo a ordem de classificação, os candidatos vão escolher o município onde vão trabalhar. No mês seguinte, junho, serão nomeados. E em julho começa o exercício efetivo dos 275 Analistas, 312 Tecnologistas, 3 Pesquisadores e 300 Técnicos.

O coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, afirmou que o IBGE já está se preparando para receber os 890 ibegeanos, por meio de uma série de ações de integração, capacitação e apoio, “pensadas para que todos se sintam acolhidos e prontos para essa nova jornada”.

“O IBGE está contando os dias para receber nossos novos colegas! A chegada desses servidores representa a renovação da nossa energia e da nossa capacidade de seguir cumprindo nossa missão com excelência. Preparamos tudo com muito carinho e responsabilidade para esse momento tão especial. Todos serão muito bem-vindos ao IBGE!”, ressaltou Malheiros.

A diretora-Executiva, Flávia Vinhaes, explicou a importância da entrada dos novos servidores.

“Desde 2015 sem concurso, e com 26% dos servidores registrando idade superior a 60 anos, a recomposição e renovação do nosso quadro de funcionários é determinante nesta etapa de transição tecnológica e novos desafios”, concluiu Vinhaes.

Cronograma previsto

  • Maio: Convocação e escolha de município de lotação, por ordem de classificação
  • Junho: Nomeação
  • Julho: Início do efetivo exercício

Quer saber mais? Acesse https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/cpnu.html