IBGEeduca
IBGEeduca lança material sobre saúde mental de estudantes
25/04/2025 14h00 | Atualizado em 25/04/2025 18h34

Com objetivo de pautar temas do cotidiano dos estudantes nas aulas da Educação Básica, o IBGEeduca divulga, ao longo desse ano letivo, materiais didáticos para professores e alunos. O primeiro material, com tema Saúde mental no Brasil, já está disponível no site do IBGEeduca e contempla textos, gráficos e tabelas com dados de pesquisas do IBGE, além de sugestões de atividades para os professores trabalharem com os alunos. Estão previstos, para os próximos bimestres, os temas: Uso de telas e telefone celular para estudantes, Projeto de vida, e Mudanças climáticas.
Para o primeiro bimestre escolar, o IBGEeduca divulgou o especial “Saúde Mental também é assunto de sala de aula”. No material, estão disponíveis dados sobre indicadores de saúde mental e depressão no Brasil. O documento traz informações da Pesquisa Nacional da Saúde Escolar 2019 (PeNSE); da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS); além de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O material, que possui formato e linguagem adequados para o uso em sala de aula, visa que os professores levem informação oficial sobre a temática para a escola, além da elaboração de trabalhos transversais com as disciplinas escolares previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre elas: desenvolver as capacidades socioafetivas e socioemocionais dos alunos, e levar o letramento estatístico e geocientífico às escolas.
“O intuito desse material é o desenvolvimento dessas habilidades da BNCC. O caso da saúde mental é uma questão que é um problema real e que afeta os estudantes. Podemos evitar o adoecimento mental se a gente souber do problema e como agir, para que não ocorra questões de solidão, isolamento e bullying. O IBGE tem alguns dados que vem da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, então você consegue compreender o problema e tentar agir no ambiente escolar para ser solucionado, ajudar os alunos a desenvolverem autodefesa, fortalecimento mental, e saber como procurar ajuda para evitar o adoecimento”, pontuou Marcos Balster, gerente de Assuntos Educacionais e Gestor do IBGE Educa.
Nas atividades (do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio), além de terem contato com os dados, os alunos são convidados a refletirem sobre o impacto da saúde mental em suas vidas, preconceitos em relação aos pacientes e tratamentos. O material foi desenvolvido pela pedagoga do IBGEeduca, Tatiana Barbosa Miranda.
Marcos Balster destacou que o IBGE gera um grande volume de informações sobre o Brasil que são essenciais para formar o cidadão, e o IBGEeduca tem a tarefa de criar maneiras para os jovens acessarem essas informações. “A gente tenta facilitar para o professor levar esse conteúdo para a sala de aula e, com isso, informar os estudantes, que são cidadãos em formação. Mais do que levar informações que o IBGE produz, temos também o papel de pautar esses temas atuais e atender um pouco essa necessidade do nosso público de compreender melhor o problema e agir sobre a realidade”.
Blog do Professor
O site do IBGEeduca conta com o Blog do Professor, onde os professores que utilizam os materiais disponíveis em aula enviam as atividades realizadas e relatam suas experiências. O IBGEeduca presenteia os professores que colaborarem com kit com 10 Atlas Escolares para trabalharem nas aulas.
"Esperamos agora, que com o lançamento desse material sobre saúde mental, isso incentive os professores a participarem do Blog do Professor e nos deem retorno”, afirmou Marcos Balster, gerente de Assuntos Educacionais e Gestor do IBGE Educa.