Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE abre curso sobre integração de informações estatística e geoespacial

Editoria: IBGE

11/04/2025 14h00 | Atualizado em 11/04/2025 14h00

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) abrirá pré-inscrições em 16 de abril para o curso “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade”. O curso é gratuito e aborda os princípios e práticas fundamentais para a integração de informações estatísticas e geoespaciais, enfatizando seus benefícios para a tomada de decisões baseada em evidências.

Os interessados devem acessar o site https://ence.ibge.gov.br/index.php/trilhas/sneg, que fornece mais informações sobre o curso. O link para o formulário de pré-inscrição será disponibilizado a partir das 9h de 16 de abril (quarta-feira) e ficará disponível por 24 horas, até as 9h do dia 17. 

São oferecidas 10 vagas para a comunidade de usuários, informantes e produtores de informações estatísticas e geoespaciais. Elas são distribuídas por Grande Região e por sexo (uma vaga para homem e uma para mulher em cada região). O critério de desempate é a ordem de pré-inscrição. É exigido ensino superior completo ou em curso. 

A duração é de 6 de maio a 1º de julho de 2025 e a carga horária é de 26 horas, com encontros online às terças-feiras, das 14 às 16h. São 18 horas de atividades síncronas (aulas, seminários e debates) e 8 horas de tarefas assíncronas (leitura e pesquisa). Serão exigidos frequência de 75%, envio de ensaio e participação no trabalho final.

O instrutor é o geógrafo Claudio Stenner, servidor do IBGE desde 2002. Ele foi coordenador de Geografia do IBGE de 2013 a 2020 e Diretor de Geociências do IBGE de 2020 a 2024. Atualmente é co-presidente do Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Integração de Informações Estatísticas e Geoespaciais (UN EG-ISGI). 

Os principais temas abordados incluem:  

  • Sistema Estatístico Internacional e a Informação Geoespacial: perspectivas, principais atores, papel da ONU e o Global Statistical Geospatial Framework (GSGF).

  • Sistema Estatístico Nacional e a Informação Geoespacial: governança das informações, a integração estatística e Geoespacial no IBGE e atores relevantes e suas ações no cenário nacional.

  • Estudos de Casos: Discussão de casos práticos, com benefícios e desafios relacionados à produção, comunicação e utilização da informação estatísticas e geoespaciais integradas.

A integração das estatísticas e das informações geoespaciais aprofunda o entendimento da realidade, na medida em que considera que as dinâmicas sociais se atualizam e se integram no território. É ali que as contradições se manifestam e as disputas e suas soluções se materializam. Essa perspectiva integrada traz benefícios para um melhor entendimento da sociedade e para o acesso a informações mais relevantes para os usuários.

Agendas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, precisam desta abordagem integrada para a sua implementação mais efetiva, seguindo o propósito de não deixar ninguém de fora. Na etapa de produção estatística, esta integração trás ganhos de eficiência e acurácia pela melhoria do planejamento e supervisão, pela padronização de recortes e códigos geográficos e pela interoperabilidade dos dois domínios, o geográfico e o estatístico. Na disseminação estatística, o acesso é democratizado e mais inclusivo, uma vez que dá visibilidade a fenômenos locais, portanto, mais próximos, do usuário.

Trilhas de aprendizagem 

O curso “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade” integra a trilha de aprendizagem Sistema Nacional de Estatística e Geografia (SNEG), projeto da ENCE/IBGE. Ela se propõe a disponibilizar recursos educacionais que abrangem conceitos básicos e competências instrumentais relacionados ao propósito, à estrutura e às dinâmicas do Sistema. Outros cursos e trilhas estão sendo desenvolvidos e serão lançados em breve.