Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

No Paraguai

IBGE participa da 32° Comissão de Estatísticas Agropecuárias da América Latina e do Caribe

Editoria: IBGE | Esther Gama

07/04/2025 16h06 | Atualizado em 07/04/2025 16h10

Representantes de 12 países estiveram presentes no evento - Foto: FAQ

A convite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou da 32° Comissão de Estatísticas Agropecuárias da América Latina e do Caribe (LACCAS), nos dias 26 a 28 de março, em Assunção, Paraguai. O Coordenador de Estatísticas Agropecuárias (COAGRO) da Diretoria de Pesquisas (DPE), Octávio Costa de Oliveira, representou o IBGE no evento, que contou com apoio do Instituto Nacional de Estatística do Paraguai (INE) para realização.

O Coordenador da COAGRO, Octávio Costa de Oliveira, explicou que a comissão da FAO foi criada em 2023, a partir do extinto Grupo de Trabalho FAO/IICA, do qual o IBGE participou. “É um importante fórum de experiências em estatísticas agropecuárias dos países da região, através dos seus institutos de estatísticas oficiais e ministérios da agricultura. A participação da COAGRO nestes eventos regionais, coordenando este grupo de trabalho, fortalece a imagem institucional do IBGE entre os países latino-americanos”, pontuou.

No primeiro dia do evento, foram discutidas as atualizações sobre o progresso alcançado desde a 31° Sessão, as atualizações sobre monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os desenvolvimentos metodológicos e dados desagregados. No segundo dia, os temas foram: o Censo Mundial da Agricultura (CMA) de 2020 a 2030, a compilação do balanço alimentar, indicadores de ciência e tecnologia agrícola (ASTI), e desafios regionais para as estatísticas da pesca. Já o terceiro dia do encontro foi marcado por discussões sobre estatísticas de sistemas agroalimentares, recomendações e o encerramento do evento.

Também foi realizada oficina com objetivo de revisar a primeira minuta do "Diagnóstico sobre o Estado dos Marcos de Área de Inquéritos Agropecuários nos Países da América Latina e do Caribe", discutir recomendações e identificar ações comuns para melhora da qualidade do uso de múltiplas estruturas para pesquisas agrícolas.

Entre as recomendações do LACCAS, estão as propostas de criar cursos à distância (EaD) gratuitos para capacitação em amostragem e estatísticas agropecuárias, desenvolvimento de ferramentas, metodologias e estudos para otimizar as pesquisas amostrais na região, e o fortalecimento do grupo para o uso de cadastros múltiplos. Também foi apresentado o novo programa de Censos Agropecuários Mundiais (CAM 2030), contendo orientações e recomendações aos países que irão realizar os censos no período de 2026 a 2035.

Octávio Costa de Oliveira apresentou a proposta do GT CEA/Cepal, que foi aprovada pelos participantes. O documento apresentado está sendo revisado e será finalizado pelos países organizadores e pela FAO, para apresentação na XXIV Reunión del Comité Ejecutivo de la CEA, de maneira virtual nos dias 29 e 30 de abril.

Grupo de Trabalho CEA/Cepal

A Reunião do Grupo de Trabalho CEA/Cepal foi realizada à margem da 32° Comissão de Estatísticas Agropecuárias da América Latina e do Caribe - Foto: FAQ

Durante a 32° Comissão de Estatísticas Agropecuárias da América Latina e do Caribe, no dia 25 de março, foi realizada a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho em Estatísticas Agropecuárias da Conferência Estatística das Américas (GTEA-CEA), órgão da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O Grupo de Trabalho é coordenado pelo Brasil e pelo Equador, representados pelo IBGE e pelo Instituto Nacional de Estadísticas y Censos (INEC). Na ocasião, foram apresentados os relatórios parciais para avaliação do GT, e os participantes puderam revisar o documento, discutir recomendações, identificar ações para melhoria dos cadastros e validar os conteúdos dos relatórios.

Octávio Costa de Oliveira, Coordenador de Estatísticas Agropecuárias (COAGRO) da Diretoria de Pesquisas (DPE), explicou que o principal produto do GT é um diagnóstico do uso de cadastros de área e de lista de produtores agropecuários nas estatísticas agropecuárias por amostragem probabilística, identificando os principais desafios e oportunidades para o seu uso. “O objetivo é incentivar o uso da técnica de cadastros múltiplos e de pesquisas por amostragem probabilística pelos países da região, usualmente conhecidas como ENA (Encuesta Nacional Agropecuaria, em espanhol)”.

Entre os objetivos específicos do Grupo estão: sistematizar as experiências da América Latina e do Caribe no desenvolvimento e uso de múltiplos marcos em inquéritos agropecuários; identificar desafios comuns entre os países; propor metodologias e ferramentas que possam ser adotadas ou criadas para facilitar o desenvolvimento, uso e manutenção de múltiplos frameworks; e contribuir para o uso e melhoria das estruturas de área para pesquisas agrícolas nos países da América Latina e Caribe.