IBGE realiza oficinas, atendimentos e lança produtos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília
14/02/2025 17h30 | Atualizado em 17/02/2025 13h38

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou 1.483 atendimentos, apresentou três oficinas, uma conferência, e lançou dois novos produtos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado de 11 a 13 de fevereiro em Brasília (DF). No Encontro, que reuniu mais de 25 mil inscritos e 4 mil municípios representados durante os três dias, o estande do IBGE recebeu 530 prefeitos e prefeitas e centenas de visitantes, que obtiveram informações e orientações sobre os principais canais de informação do Instituto, tanto em estatística como em geociências.
Houve também enorme procura por dois produtos especiais lançados no Encontro, o Meu IBGE e Panorama das Cidades. Desenvolvido exclusivamente para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o Panorama das Cidades (cidades.ibge.gov.br/panorama-impresso) gera, em tempo real, relatórios personalizados dos municípios, em formato PDF, contendo indicadores do IBGE e de outras fontes estatísticas e geocientíficas, séries históricas, gráficos, comparações com outras localidades, assim como o histórico de cada município.

Já o Meu IBGE (meuibge.ibge.gov.br) é um site interativo, que informa de maneira lúdica como a pessoa se enquadra na população brasileira. Inserindo a idade, cor ou raça, município de residência e sexo, a pessoa descobre informações como quantas pessoas há na sua faixa etária, qual a porcentagem da população tem a sua cor, entre outras curiosidades. Além disso, é possível comparar indicadores importantes do município com os de outras localidades, como alfabetização e acesso à água e esgoto, entre outros itens.
“O interesse foi enorme pelos dois produtos, os prefeitos e prefeitas procuraram muito o Panorama de seus municípios, houve tanta impressão de relatórios que tivemos que substituir duas vezes o toner da impressora, e momentos com filas de prefeitos para acessar os dois totens interativos, além do esclarecimento de muitas dúvidas sobre outras pesquisas e produtos do IBGE voltados aos municípios”, afirmou Lucas Braga Cunha, analista censitário da superintendência do Distrito Federal, e um dos responsáveis pelos atendimentos no estande do Instituto.
Para Gabriel Antonaccio, superintendente do IBGE no Distrito Federal, "essa experiência reforçou a importância da cooperação, parceria e comunicação entre áreas para alcançarmos um saldo extremamente positivo para nossa instituição".

Conferência e mesas
No evento, o IBGE apresentou três oficinas, uma conferência, além da participação em mesas e palestras. Na terça-feira, 11, Denise Kronemberg participou da Oficina Planejamento Municipal Orientado aos ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável], com participantes da Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério das Cidades, Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional dos Prefeitos, Coalizão Local 2030 da ONU. Na mesa, Denise ressaltou a importância dos indicadores ODS para o acompanhamento da Agenda 2030 nos municípios.

Na manhã da quarta-feira, dia 12, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, apresentou a Conferência Censo 2022 - Interiorização e mudança do eixo dinâmico para pequenos e médios municípios, na qual apresentou dados e descreveu o novo quadro demográfico do Brasil, a partir de dados do último censo, e suas repercussões econômicas, sociais e ambientais. “Há um deslocamento do eixo econômico das capitais e cidades litorâneas, voltadas para o Oceano Atlântico, para maior dinamismo no interior do país, e municípios e regiões também voltados também à saída para o comércio com o Pacífico. Essa mudança vai ensejar o redesenho de políticas públicas, com foco em um contingente populacional mais envelhecido e com concentração econômica no setor de serviços, por exemplo”, citou Pochmann.

O presidente do IBGE também participou na tarde de quarta-feira, da mesa Governança Metropolitana – um impasse a ser superado, com participação de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e do Ministério das Cidades. Na sequência, Pochmann este na mesa de lançamento do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável: meu município pelos ODS, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com a presença do ministro, Márcio Macêdo, e representantes de diversos órgãos federais e municipais. “A contribuição do IBGE e de todo o conjunto de seus servidores qualificados se dá com plataformas com mais de um bilhão de dados e um trilhão e meio de combinações possíveis, fornecendo dados para cada município nas mais diferentes variáveis, com ferramentas que se agregam e se disponibilizam a este empreendimento Meu município pelos ODS”, afirmou.

Oficinas
O IBGE apresentou, na manhã de quarta-feira, a Oficina Planejamento Municipal, Estatística Pública e Inteligência Artificial, produto de acordo de cooperação técnica entre o IBGE, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o desenvolvimento do projeto Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (IAPP).
O professor da UFG, Vicente Rocha, e o coordenador-geral da Escola Nacional de Estatística (ENCE), Paulo Jannuzzi, apresentaram a oficina. “Apresentamos como o assistente de Inteligência Artificial que desenvolvemos, o ChatPP, já operacional, que pode ser usado para responder perguntas e trazer evidências para gestão municipal. Houve também bastante interesse nos cursos de duas trilhas formativas que estamos oferecendo, Censo Demográfico e Planejamento Municipal, e Aprimorando o Planejamento Municipal, ambas instrumentais nesse ano em que os municípios precisam atualizar o Plano Plurianual”, ressaltou Jannuzzi.
Na sequência, o superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, coordenou a Oficina Indicadores Socioeconômicos e Estrutura Territorial na Amazônia: Avaliação e Análise. “Apresentamos os mais recentes indicadores produzidos pelo IBGE para a região amazônica e discutimos os desafios enfrentados pelos novos gestores públicos no desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria das condições de vida da população residente, garantindo sua sustentabilidade e adaptabilidade em um território em constante transformação”, disse Cordeiro.
No período da tarde, foi apresentada a Oficina Políticas Públicas na Era Digital: Dominando os dados do IBGE, ministrada pelo coordenador de experiência e serviços on-line, Leandro Albertini Leite, que apresentou aos gestores municipais e suas equipes ferramentas como o Portal de Mapas, onde é possível fazer download de mapas políticos, físicos, escolares, o Cidades@, que abrange todos os municípios brasileiros com informações de população, trabalho e rendimento, economia, educação, saúde, carregado e atualizado com dados do IBGE e de outras fontes oficiais. Albertini finalizou sua apresentação com informações sobre do Meu IBGE e do Panorama das Cidades.