Seminário
Décimo Quinto Seminário Brasil em Números: reflexões sobre o Futuro do Nordeste
31/01/2025 16h55 | Atualizado em 31/01/2025 16h56
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na quarta-feira, 29, no auditório da Casa Brasil IBGE SUDENE, em Recife, o 15º Seminário Brasil em Números, evento que reuniu acadêmicos e profissionais para discutir temas da realidade brasileira e do Nordeste.
O Seminário teve início com a apresentação de Isabela Torres, que não apenas destacou a importância da publicação "Brasil em Números", obra bilíngue que sintetiza diversos aspectos da realidade nacional. A publicação é resultado de pesquisas realizadas pelo IBGE e por instituições parceiras, acrescido de artigos de professores e acadêmicos ligados ao tema da publicação, e ilustrado com obras de museus brasileiros. Nesta edição, foram selecionadas obras do Instituto Ricardo Brennand, instituição cultural localizada na capital pernambucana.
Nilson Cortez Crocia de Barros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abordou em palestra a temática da população sob a perspectiva do Departamento de Geografia da UFPE. Já Maurício Oliveira de Andrade, também da UFPE, trouxe à tona discussões sobre transporte e sua relevância para o desenvolvimento regional.
A tarde contou com debates sobre perspectivas para a região nordeste em 2025. José Farias Gomes, coordenador geral dos estudos e pesquisa, avaliação, tecnologia e inovação da Sudene, apresentou oportunidades e desafios para a região nos próximos anos. O professor Álvaro Barrantes, por sua vez, abordou questões relacionadas ao comércio exterior, e compartilhou análises sobre como as interações comerciais podem impactar o crescimento econômico do Brasil.
O 15º Seminário Brasil em Números promoveu um espaço para discussões acadêmicas profundas e reforçou a importância da colaboração entre instituições para o avanço do conhecimento. A publicação "Brasil em Números" estará disponível online em formato de e-book, tanto em português quanto em inglês, além de uma versão impressa.
Com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Banco do Nordeste e do Governo de Pernambuco, o 15º Seminário Brasil em Números reafirmou o compromisso do IBGE com a disseminação do conhecimento e dos resultados das pesquisas realizadas.