Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diretoria do IBGE destaca expectativas para a  Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados

Editoria: IBGE

22/07/2024 17h28 | Atualizado em 22/07/2024 17h29

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará nos dias 29 de julho a 2 de agosto, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital.

A Conferência A presente inciativa, consagrada no passado e na parte da série de conferências históricas do IBGE como a CONFEST/CONFEGE, que têm por objetivo discutir os riscos e oportunidades que derivam da atual governança da Era Digital, e tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED).

Ao longo dos cinco dias de evento, são esperadas mais de 2 mil pessoas dos mais variados segmentos da sociedade civil brasileira, e a presença de mais de 500 técnicos e especialistas nas seis mesas temáticas e 25 grupos de trabalho.  

Presidente do Instituto, Marcio Pochmann realçou que “em plena transição para a Era Digital, o IBGE se abre de forma democrática, transparente e participativa para debater com a sociedade brasileira, especialmente os agentes produtores e usuários de dados, a construção soberana do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED)”.

Pochmann ainda destacou o processo até este evento e o movimento coletivo dos ibgeanos e ibgeanas para chegar à grande Conferência Nacional, com intensa preparação nos últimos 10 meses. “Por meio da sucessão de diálogos internos, a instituição promoveu um importante processo de escuta com o conjunto de servidores, gerentes, coordenadores, superintendentes e direção. Com isso se tornou possível a construção coletiva tanto das diretrizes institucionais do projeto IBGE 90 anos no primeiro encontro nacional de ibegeanas e ibegeanos ocorrido em 2023 como no segundo encontro realizado em 2024 foram estabelecidas as bases conceituais e operacionais do SINGED que na Conferência Nacional será apresentado para discussão junto às comunidades científicas e acadêmicas”, disse o presidente do IBGE.

A diretora executiva Flavia Vinhaes explicou que “esta conferência acontece num momento oportuno, logo após uma série de diálogos que aconteceram na Casa junto aos servidores e que agora se abrem para dialogar com os produtores e usuários dos dados, oriundos de várias instituições. Recebemos a sociedade organizada e instituições para traçar os próximos passos diante de um grande esforço de incorporação de novas tecnologias nas nossas pesquisas”.

Na mesma linha, Ivone Lopes Baptista, diretora de Geociências do IBGE, ressaltou que “a Conferência será uma oportunidade de aprofundamento no debate com instituições parceiras, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade sobre os desafios da produção de estatísticas e de geoinformação com qualidade e relevância. Representando também um momento importante para o fortalecimento da colaboração interinstitucional frente aos atuais desafios e oportunidades na incorporação das constantes inovações tecnológicas e no processamento de grande volume de dados”.

Elizabeth Hypólito, diretora de Pesquisas do Instituto, citou as mudanças realizadas com o novo momento tecnológico e a importância do debate na conferência. “A Era digital proporciona oportunidades sem precedentes para a produção, análise e disseminação de estatísticas oficiais. No entanto, para que os benefícios possam de fato ser usufruídos, é necessário discutir cuidadosamente os riscos à privacidade, à segurança, à qualidade das informações e até mesmo à credibilidade das instituições. A Conferência é extremamente importante para o IBGE poder realizar essa discussão de forma ampla e transparente com outros produtores e usuários de informações geocientíficas e estatísticas e de dados, consolidando o SINGED e reforçando o compromisso com a eficiência na produção de informações relevantes para toda a sociedade”.

O diretor de Tecnologia da Informação, Marcos Mazzoni, elucidou a respeito dos tópicos principais desta Conferência. “Estamos vivendo um momento importante da discussão da infraestrutura nacional de dados, onde o IBGE deve ser uma parte estratégica e estruturante. Queremos aprofundar com nossos parceiros do governo essa relação para termos um grande alicerce de informações, nos permitindo o uso de dados administrativos de forma automática, interagindo com sistemas e pesquisas do IBGE. Também há uma discussão sobre a soberania dos dados, já que eles passam a ser ferramentas importantíssimas nas relações entre países, governos e instituições. O IBGE não pode ficar de fora deste debate”, disse Mazzoni.

Coordenador do Centro de Documentação e Disseminação de Informações e Coordenação de Comunicação Social, Daniel Castro salientou que “a Conferência representa uma excelente oportunidade para a realização de um debate duplamente importante para o IBGE: a soberania de dados e a centralidade do Instituto na coordenação nacional de estatísticas, geociências e dados, com o SINGED. Ao longo dos cinco dias o IBGE reunirá centenas de especialistas e técnicos em diferentes áreas envolvidas em todos os aspectos da Era Digital, com especial atenção à inteligência artificial e às tecnologias envolvidas na produção e uso de dados no Brasil e no mundo. Com a participação de expoentes internacionais das grandes empresas de dados e redes, as bigtechs, do governo, da academia e da sociedade civil, o IBGE reafirmará seu compromisso com o retrato mais apurado da realidade brasileira, e seus desafios e oportunidades diante da Era Digital”.

Paulo Jannuzzi, coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, explicou que “este encontro tem uma importância especial por ser uma retomada do diálogo do IBGE com a sociedade e seus vários segmentos e usuários das informações estatísticas e geográficas produzidas pelo Instituto. Isso nos trará elementos para repensar e planejar o Sistema Nacional Soberano de Geociência, Estatísticas e Dados (SINGED). O século XXI é o século da prevalência dos dados digitais, em seus vários formatos na forma do big data, das mídias sociais, das informações de transações no comércio eletrônico, das plataformas colaborativas, de um universo de dados”.

Conferência da Era Digital

Evento: Conferência Nacional do Agentes Produtores e Usuários de dados
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Data: 29 de julho a 2 de agosto
Horário: 8h às 18h
Inscrições: Loja IBGE (loja.ibge.gov.br)

Credenciamento de imprensa pelo e-mail comunica@ibge.gov.br