Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Em parceria com a UFG, IBGE lança o curso “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas”

Editoria: IBGE | Esther Gama

18/07/2024 16h46 | Atualizado em 18/07/2024 16h52

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu as inscrições para a capacitação “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas”, para gestores e técnicos municipais e estaduais. Com duração de 30 horas, o curso é o segundo oferecido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O curso será ofertado na modalidade de Ensino à Distância (EaD) e é o segundo da série de capacitações EaD voltadas para o público externo, fazendo parte do Programa Censo Demográfico para a gestão pública, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, e podem ser realizadas através do link disponível aqui, ou pelo site da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O curso estará disponível a partir do dia 7 de agosto e os participantes terão até o dia 6 de setembro para concluí-lo. Os cursistas que apresentarem aproveitamento acima de 70% receberão certificado após a conclusão.

Segundo a Coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Ana Carolina Bertho, “esses cursos são autoinstrucionais, o que traz principalmente duas vantagens: por um lado, a possibilidade de os alunos poderem assistir às aulas quando quiserem, rever, refazer os módulos; de outro, a possibilidade de alcançarmos um público maior”.

O objetivo da capacitação é multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira e proporcionar melhor entendimento das atividades e das pesquisas do IBGE para o estabelecimento de políticas públicas no país. “Esse curso faz parte de um programa que tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre como utilizar os dados do IBGE, especialmente do Censo Demográfico”, explicou Ana Carolina Bertho.

Serão ofertadas 500 vagas, voltadas para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul), servidores da rede capilarizada do IBGE, universitários (professores, estudantes e pesquisadores), e integrantes de movimentos sociais. Caso haja mais interessados que não consigam se inscrever em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 2 de agosto no site da ENCE.

O curso “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas” é o segundo do “Programa Censo Demográfico para a gestão pública”, que contará, ao todo, com quatro capacitações com carga horária de 30 horas. O primeiro oferecido foi “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”. Os dois outros serão: “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico”, que será oferecido em setembro, e o quarto “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável”, que será ofertado em outubro.

Os participantes que fizerem os quatro cursos com aproveitamento acima de 70% poderão se inscrever para a seleção da “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.

“Nós tivemos uma repercussão muito boa com o primeiro curso. Recebemos muitos depoimentos positivos de alunos”, afirmou a Coordenadora Ana Carolina Bertho.

Além dessa, outras capacitações serão ofertadas a partir do segundo semestre de 2024, com temáticas relacionadas às áreas de Demografia, Estatística e Geografia.