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ENCE conclui primeira turma do Curso Introdução à Ciência de Dados

Editoria: IBGE

12/07/2024 17h03 | Atualizado em 12/07/2024 17h24

Oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE), a primeira turma do curso Introdução à Ciência de Dados concluiu suas atividades em 5 de julho, contribuindo para a capacitação de profissionais que buscam entender os fundamentos e a aplicabilidade da ciência de dados no mundo real. Com exigência de nível superior completo, o curso, iniciado em 21 de maio, foi desenhado para oferecer uma base prática, em carga horária de 45 horas, incluindo atividades remotas síncronas, aulas e debates, e assíncronas, leitura e pesquisa.

Do total de 1.788 pré-inscritos, o que reflete a crescente demanda por conhecimento em ciência de dados, foram selecionados 60 participantes pela utilização de critérios baseados em ordem de inscrição e distribuição por Grande Região, por sexo, e entre público interno e externo.

Os professores responsáveis foram Paulo Tostes e Veronica dos Santos, ambos da ENCE. Também colaboraram Ian Nunes (IBGE), Ailton Furtado (IBGE), Bruno Erbisti (ENCE), Hesley Py (IBICT), Fernando Ferreira (Instituto Infnet) e Marcel Pedroso (Fiocruz).

“Organizar este curso foi, sem dúvida, um desafio. Esta é a primeira edição do primeiro curso da nossa trilha de aprendizagem em Ciência de Dados, e estamos muito orgulhosos do resultado”, comenta Paulo Tostes. “Nesta turma, além dos conceitos, também discutimos e experimentamos os desafios e oportunidades da aplicação de ciência de dados na resolução de problemas sobre bem comum regional”, afirma Verônica dos Santos.

Os alunos do curso destacaram a excelência do corpo docente e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. “Pretendo seguir a trilha de aprendizagem para aplicar os conhecimentos em ciência de dados na minha pesquisa. A ENCE e os organizadores do curso estão de parabéns”, afirma Daniel Trespach Porto, doutorando da UFRGS e geógrafo. “Corpo docente altamente capacitado. Os conhecimentos adquiridos serão muito úteis para a execução das atividades que desempenho no trabalho”, diz Ilueny dos Santos, Natal, auditor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.

“A colaboração entre os instrutores, convidados e alunos foi fundamental para o alcance dos objetivos propostos, e a expectativa é que muitos participantes continuem a trilhar o caminho do conhecimento em ciência de dados, aplicando as habilidades adquiridas em suas respectivas áreas de atuação”, conclui Paulo Tostes.

Trilhas de aprendizagem

A trilha de aprendizagem Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA) é um projeto da ENCE/IBGE que oferece cursos dentro dessa temática. O primeiro foi o de Introdução à Ciência de Dados, entre maio e julho de 2024. O próximo é o de Inteligência Artificial em Políticas Públicas, a ser ministrado em agosto e setembro. E está previsto para este ano um terceiro curso sobre Big Data e Estatísticas Públicas. Outros cursos e trilhas estão sendo desenvolvidos e serão lançados em breve. Mais informações em https://ence.ibge.gov.br/index.php/trilhas/cdbdia.