Caravana Federativa
IBGE encerra participação na Caravana Federativa no Pará
05/07/2024 16h59 | Atualizado em 05/07/2024 16h59
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou nesta sexta-feira, 6, sua participação na Caravana Federativa do Pará, evento realizado em Belém, capital paraense, reunindo ministérios e órgãos do governo federal com de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, gestores e parlamentares dos 144 municípios do estado.
Ao longo dos dois dias do evento o IBGE realizou, por meio da Superintendência do IBGE no Pará, 70 atendimentos. O ministro das Cidades, Jader Filho, visitou o estande do IBGE neste segundo dia de Caravana, bem como Paulo Rocha, atual titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que ressaltou o papel do instituto como gerador de dados estatísticos fundamentais para o que chamou de “recuperação do Estado democrático brasileiro”. Ao cumprimentar o superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, Paulo Rocha defendeu a valorização dos servidores do instituto. “O papel do IBGE no país é estratégico. E é por isso que eu digo que precisamos valorizar o instituto em si e também seus servidores”, falou Rocha que é ex-deputado federal e ex-senador.
Maria das Graças Matos, prefeita de Ipixuna do Pará e vice-presidenta da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – AMATCarajás, procurou o estande para tirar dúvidas sobre os dados do Censo Demográfico. “Que o IBGE é importantíssimo para a geração de dados essenciais ao planejamento de toda a máquina pública não há dúvida. E, por isso mesmo, é um órgão que queremos cada vez mais presente nos municípios. Ter acesso ao IBGE aqui na Caravana foi fantástico. Esse ‘olho no olho’, essa conversa direta para estreitarmos essa relação e tirarmos dúvidas é fundamental”, disse a representante da AMATCarajás, que reúne 39 municípios das regiões Sul e Sudeste do Pará.
Outro visitante recebido pelo IBGE neste último dia de Caravana foi Francinaldo Rodrigues, diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista, que foi ao local para solicitar dados populacionais e acabou conhecendo o IBGE – Educa.
Encerramento
A 11ª edição Caravana Federativa se encerrou com um cortejo cultural do Boi Marronzinho, do bairro da Terra Firme, em Belém. O coordenador do grupo, Joelson Ataíde, conta que o boi é tradição há 31 anos e que, atualmente, atende 25 crianças e 3 adultos num projeto de alfabetização. Ao saber da presença do IBGE, cujos dados sobre a Alfabetização tem pautado o trabalho de Joelson na comunidade, o ativista cultural fez questão de reunir os brincantes para um registro fotográfico com os servidores do IBGE.
A 11ª Caravana Federativa contou com mais de 2,3 mil inscritos e com a participação de 35 ministérios, autarquias e demais órgãos do Governo Federal, com dois deputados estaduais e quatro federais, além de quatro ministros. Antes de Belém, a Caravana Federativa passou por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luís (MA), Macapá (AP) e Teresina (PI).