Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE realiza mais de 180 atendimentos em Caravana Federativa no Piauí

Editoria: IBGE | Breno Siqueira

20/06/2024 17h10 | Atualizado em 24/06/2024 16h56

Décima edição da Caravana Federativa conta com presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do ministro Wellington Dias e demais autoridades federais, estaduais e municipais - Foto: Juliana Macedo/IBGE

O IBGE realizou nesta quinta-feira, 20, os atendimentos na Caravana Federativa do Piauí, realizada no Centro de Convenções de Teresina, no bairro Cabral, na capital piauiense. Com o tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, o evento chega a sua décima edição, após passar por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luís (MA) e Macapá (AP). O Instituto realizou mais de 150 atendimentos no primeiro dia da Caravana, entre gestores públicos, comunidade acadêmica e movimentos sociais.

Teatro do Centro de Convenções de Teresina lotou durante abertura da Caravana Federativa - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Quem visitou o estande do instituto recebeu orientações sobre as pesquisas e estudos do IBGE, e materiais informativos de produtos como o mapa-múndi com o Brasil no centro do mundo, a PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo Estatísticas do Registro Civil, Informativo PIB dos Municípios, Informativos PEVS (Pesquisa da Extração Vegetal e Silvicultura), Folder Quilombola, Folder Indígenas, Folder Regic, e Folder Somos mais de 200 milhões, além bolsas, blocos, canetas e mapa-calendário.

IBGE realiza mais de 150 atendimentos em Caravana Federativa no Piauí - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Juliana Carneiro, Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, está em sua primeira Caravana Federativa com este cargo e visitou o estande do Instituto e ressaltou que “o IBGE é um parceiro em todas estas edições da Caravana Federativa, e tê-lo conosco faz uma diferença enorme. Muitos prefeitos e prefeitas pedem a presença do Instituto neste evento e, agora com o novo mapa-múndi com o Brasil no centro, o Instituto está ainda mais em alta”.

Juliana Carneiro, chefe da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, ressaltou o trabalho do IBGE durante a Caravana - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Ex-secretário da pasta, André Ceciliano participa como convidado na décima edição da Caravana e destacou que “a presença do IBGE é fundamental, já que o Instituto detém a radiografia dos números de todo o país. Os dados servem de instrumento para qualquer gestor público no território brasileiro realizar políticas públicas”.

Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos ressaltou que “é uma alegria participar de um evento tão importante e que preza pelo pacto federativo, de conexão entre Governo Federal, estados e municípios. O IBGE colabora neste processo de integração, com a disponibilização de dados, é fundamental para o crescimento das políticas públicas no Piauí”.

Gestores públicos, acadêmicos e movimentos sociais sanam suas dúvidas no estande do IBGE

Gerente de Convênios no município de Barras (PI), situada a 120km de Teresina, Reginaldo Silva citou a boa relação com a Casa e o que conheceu na visita ao estande “Temos uma parceria com o IBGE, conseguindo doações de veículos pelo Instituto. Hoje conhecemos os programas do IBGE em nosso município, relacionando com os dados de agricultura em nossa região”, explicou Silva.

Dezenas de pessoas visitaram o stand do IBGE na caravana para conhecer as informações - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Sâmia Maranhão, gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI, afirmou que “o trabalho do IBGE é muito atual e riquíssimo. O mapa-múndi que pontua o Brasil no centro do mundo chama muito a atenção, este trabalho do Instituto contribui na atualização da gestão dos nossos municípios”.

Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges ressaltou a parceria com o Instituto e como os resultados do Censo ajudam a comunidade acadêmica da região. “Tivemos uma parceria com o IBGE como ponto de apoio em todo o estado do Piauí, contribuindo para a execução do Censo. Os resultados são de suma importância para a base de dados do nosso programa de mestrado na área de Desenvolvimento Espacial e Análise Ambiental”, explicou Borges.

Paulo Borges é reitor do Instituto Federal do Piauí e citou a parceria com o IBGE - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Maria Rosalina é moradora do Quilombo Tapuio, na cidade de Queimada Nova, região centro-sul do estado do Piauí. Coordenadora estadual do movimento quilombola, ela relembrou o trabalho executado no último censo, o primeiro que trouxe dados da população residente em quilombos. “Por meio da Superintendência do Piauí, temos uma aproximação com o Instituto a partir do Censo quilombola e construímos um diálogo para que o trabalho pudesse responder às nossas expectativas. O IBGE é um órgão de governo que tem esta abertura com os movimentos sociais”, destacou Maria.

Abertura da Caravana

Na abertura do evento, realizada no teatro do Centro de Convenções de Teresina, com capacidade de aproximadamente 1200 espectadores, autoridades do Governo Federal e do Estado do Piauí celebraram a Caravana Federativa. O evento iniciou com a artista local Soraya Castelo Branco cantando o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, o hino do Estado do Piauí foi exibido em imagens ao público presente.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, enviou um vídeo para o público presente no teatro do Centro de Convenções de Teresina explicando que “esta Caravana só é possível graças à parceria dos gestores públicos com os ministérios. É um momento simbólico de reforçar a parceria do Governo Federal com estados e municípios, levantando orçamentos para obras em diversos setores no Piauí. A Caravana serve para atender cada município e acelerar a captação de recursos e de investimentos nestas parcerias, é um momento de diálogo e respeito entre ministérios, empresas públicas, bancos e demais gestores públicos”.

Além do mapa-múndi, o público também conferiu materiais informativos do Instituto, como a Produção Agrícola Municipal (PAM) e Informativo Estatísticas do Registro Civil - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Senador da República e ministro Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias elucidou que a Caravana Federativa “é um momento de encontro entre gestores públicos municipais e estaduais com os ministérios e entes federativos para integração. É o momento de o Governo Federal vir ao Piauí para resolver os problemas do estado”.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles seguiu na linha do ministro e ressaltou que “boa parte do time do Governo Federal compareceu aqui na Caravana Federativa, que chega à décima edição, com compromisso em auxiliar os gestores públicos em todos os municípios brasileiros”.

Caravana Federativa do Piauí

O mapa Mundi do Brasil no centro do mundo fez sucesso no stand do IBGE - Foto: Juliana Macedo/IBGE

A Caravana Federativa no Piauí conta com a participação de 34 ministérios, 2 autarquias (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e Fundação Nacional de Saúde - Funasa), 3 bancos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES) e 4 empresas (Energisa, Correios, Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB e Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO).

O superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, recepcionou autoridades e público no stand do IBGE - Foto: Juliana Macedo/IBGE

Encerramento

No segundo dia, autoridades federais e estaduais discursaram para o público presente no teatro do local, com capacidade para cerca de 1200 pessoas e praticamente lotado. Em sua fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou da boa relação do Governo Federal com o Estado do Piauí. “Estou muito orgulhoso de estar no Piauí, não só pela boa relação com as pessoas daqui, mas também porque é um estado que está dando certo e isso fortalece uma crença que tenho: não há nada impossível ao ser humano quando ele quer que aconteça”, completou o presidente Lula. Por conta da presença do presidente, o estande do Instituto não pode realizar atendimentos em seu estande.