Caravana Federativa
IBGE finaliza atendimentos na Caravana Federativa no Amapá com presença de indígenas e representantes de prefeituras
03/05/2024 17h29 | Atualizado em 03/05/2024 18h14
A Superintendência do IBGE no Amapá (SES/AP) participou da oitava edição da Caravana Federativa, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP). O evento contou com serviços e atendimentos prestados aos gestores públicos dos 16 municípios amapaenses e do governo do estado.
Representado pela equipe da SES/AP, o IBGE esteve disponível na Caravana para sanar as dúvidas dos participantes sobre a produção estatística e geocientífica, dar orientações do acesso às bases de dados disponibilizadas no portal do IBGE, como o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), e fornecer informações produzidas por meio do Censo 2022 e de outras pesquisas e levantamentos.
“Foram dois dias de divulgação aos gestores públicos do trabalho exercido pelo IBGE, fornecendo informações de como acessar o SIDRA e obter dados relevantes às prefeituras. A Caravana Federativa vem justamente para reforçar a comunicação do IBGE com o público externo, o que é fundamental para que os gestores públicos conheçam a realidade do país e formulem políticas públicas adequadas”, salientou o Superintendente do IBGE no Amapá, Haroldo Ferreira.
A artesã Zuleika Dos Santos, da etnia Galibi-Marworno, da aldeia Kumarumã, em Oiapoque, participou da Caravana Federativa como convidada e pôde acompanhar no estande do IBGE a divulgação do Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade.
"É muito importante ter acesso a esses dados que nos ajudam a representar nossos indicadores sociais e pensar de forma orientada em ações que ajudem a combater questões sociais e econômicas que os povos tradicionais historicamente enfrentam", avaliou a indígena.
Além de conhecer os principais canais de informação do IBGE, quem visitou o estande do Instituto ganhou bolsa com bloco, caneta, mapa calendário e folders de pesquisas e institucionais, entre eles: Informativos PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo PIB dos Municípios, Informativos PAS (Pesquisa Anual de Serviços), Informativo IBGE Educa, Folder Quilombolas, Folder Indígenas, Folder Regic (Regiões de Influência das Cidades), e ainda, Folder Somos mais de 200 milhões.