Caravana Federativa
IBGE realiza primeiros atendimentos na Caravana Federativa no Amapá
02/05/2024 12h32 | Atualizado em 02/05/2024 12h34
O IBGE, por meio da Superintendência do Amapá (SES/AP), realiza hoje (2/5) e amanhã (3/5) a nona edição da Caravana Federativa, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP). O evento conta com serviços e atendimentos prestados aos gestores públicos dos 16 municípios amapaenses e do governo do estado.
Representado pela equipe da SES/AP, o IBGE está disponível na Caravana para tirar as dúvidas dos participantes sobre a produção estatística e geocientífica, dar orientações do acesso às bases de dados disponibilizadas no portal do IBGE, como o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), e fornecer informações produzidas por meio do Censo 2022 e de outras pesquisas e levantamentos.
“Nós estamos aqui para mostrar qual é a importância do trabalho do IBGE para que as pessoas possam saber como o Instituto atende à população, aos municípios, aos gestores públicos, ”, salientou o Superintendente do IBGE no Amapá, Haroldo Ferreira.
O assessor técnico da Guarda Municipal de Macapá, inspetor Fernando Lourenço, visitou o estande do IBGE na Caravana Federativa para tirar dúvidas sobre o acesso aos dados do IBGE e ficou satisfeito com o atendimento recebido.
O guia de turismo e intérprete de língua francesa, Antônio Carlos Dias, que participa da Caravana como representante da Federação dos Cultos Afro, conta que obteve no estande do IBGE mais informações sobre as características geográficas do Amapá.
“Como a gente trabalha com turismo, é importante sempre passar ao turista que vem aqui no nosso estado, a questão das particularidades geográficas, nossos atrativos naturais”, disse.
Além de conhecer os principais canais de informação do IBGE, quem visitar o estande do Instituto ganhará uma bolsa com bloco, caneta, mapa calendário e folders de pesquisas e institucionais, entre eles: Informativos PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo PIB dos Municípios, Informativos PAS (Pesquisa Anual de Serviços), Informativo IBGE Educa, Folder Quilombolas, Folder Indígenas, Folder Regic (Regiões de Influência das Cidades), e ainda, Folder Somos mais de 200 milhões.