Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos IBGE 90 anos

Em Brasília, IBGE amplia Diálogos Institucionais visando o fortalecimento da carreira, comunicação e parcerias

Editoria: IBGE | Da Redação

08/03/2024 16h45 | Atualizado em 11/03/2024 10h51

Presidente do IBGE com a ministra Sonia Guajajara em entendimentos sobre o mapeamento fundiário das terras indígenas – Fotos: Acervo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou em Brasília novas rodadas de reuniões dos Diálogos Institucionais nesta quarta-feira, 6, e quinta-feira, 7, com o objetivo de fortalecer e ampliar parcerias com órgãos do poder executivo, empresas públicas e forças armadas, reiterando os compromissos assumidos em suas diretrizes de atuação, a partir do Projeto Diálogos IBGE 90 Anos.

O IBGE, representado por seu presidente, Marcio Pochmann, e pelo assessor especial da presidência, Denis Maracci, reuniu-se na capital federal com as ministras do Planejamento e Orçamento, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, com o comandante da Aeronáutica, com os presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), e com o Secretário do Tesouro Nacional, além de participação em encontro nacional do Sebrae.

No ministério dos Povos Indígenas, entendimentos com a ministra Sonia Guajajara para o desenvolvimento de pesquisas para sistematização do mapeamento fundiário das terras indígenas do Brasil, essencial para a promoção dos direitos sociais dos povos indígenas. “Essa aproximação é muito importante, somos um ministério novo e precisamos da experiência e expertise do IBGE para nos ajudar a gerar dados oficiais atualizados sobre a situação fundiária dos territórios indígenas no Brasil, então essa parceria é fundamental para seguirmos avançando juntos nesse objetivo” salientou a ministra dos Povos Indígenas.

Presidente do IBGE com a ministra Sonia Guajajara em entendimentos sobre o mapeamento fundiário das terras indígenas – Fotos: Acervo IBGE

Com Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, perspectivas para cooperação técnica que permita uma exploração da base de dados sobre cor e raça do Censo 2022 e do Censo Quilombola para um melhor subsídio às políticas públicas voltadas à população negra de diferentes regiões e extratos etários no Brasil. “O IBGE já é um grande parceiro nosso desde o ano passado, e sempre que a gente colhe dados e acessa informação a gente consegue mudar vidas. Ter a honra de estar fortalecendo o acesso à informação para que as políticas públicas sejam mais eficazes é, para mim, imprescindível, e que bom que estamos fortalecendo nossos laços com o IBGE e seguindo para concretizar os passos para um país melhor”, destacou Anielle Franco.

Marcio Pochmann com a ministra Anielle Franco, perspectivas para cooperação técnica – Fotos: Acervo IBGE

Na reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a continuidade do diálogo para a manutenção das perspectivas de modernização e valorização do quadro de pessoal, remuneração e carreira dos servidores do IBGE, em atenção às demandas apresentadas e dialogadas com a representação sindical do conjunto dos servidores do Instituto (ASSIBGE). Em sentido semelhante, reunião com o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, aproximação do IBGE em relação à importância do Plano de Trabalho realizado pelo Instituto, bem como as condições orçamentárias e financeiras indispensáveis a sua concretização.

Em Brasília, o presidente Marcio Pochmann reuniu-se com a ministra Simone Tebet – Foto: MPO
As condições orçamentárias necessárias para a concretização do Plano de Trabalho do IBGE foi o tema da reunião com o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron – Foto: Acervo IBGE

Com o Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, conversa inicial objetivando o compartilhamento de informações cartográficas, aeroespaciais e de georreferenciamento. “Há assuntos que são duais, que interessam tanto à Força Aérea quanto ao IBGE, como a questão de satélites óticos, de comunicação e de abertura sintética, que de alguma forma podem dar um novo panorama do nosso país, e isso para quem trata do Censo do Brasil pode ter afinidades que podemos construir juntos. Entendo que um conhecimento mais amiúde de nossa estrutura possa ser também de interesse para a busca de pontos de intersecção entre o IBGE e a Força Aérea”, afirmou Damasceno.

IBGE e Aeronáutica trataram do compartilhamento de informações cartográficas, aeroespaciais e de georreferenciamento – Foto: Acervo IBGE

Já com o presidente da EBC Jean Lima, e equipe, visando concretizar o acordo de cooperação técnica, conforme destacado no Plano de Trabalho do IBGE para o ano de 2024, e parcerias com o objetivo de ampliar a disseminação e alcance das pesquisas e produtos do IBGE.

“Os indicadores e pesquisas que o IBGE produz são muito importantes para a formulação de políticas públicas. Para o IBGE acredito que vai ser positivo ter os veículos da EBC como forma de difusão das informações, e para a EBC essa parceria é fundamental para traduzir para a população informações sobre os dados socioeconômicos, explicar os indicadores, o que é inflação, o que significam os índices desemprego. Essa parceria difunde informações, e esse é nosso papel como veículo de comunicação pública, de levar conhecimento, informação e cidadania à população”, afirmou Lima.

As equipes do IBGE e da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) conversaram acordo de cooperação técnica na área de comunicação – Foto: Acervo IBGE

Os assuntos ambientais e a sustentabilidade foram a tônica de um primeiro contato do IBGE com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, para o desenvolvimento de projetos e integração de dados em temas convergentes, como sensoreamento remoto de áreas degradadas, mapa de vegetação e mapa de biomas brasileiros, e parcerias com objetivo de especializar mapas de espécies ameaçadas, dentre outras possibilidades discutidas.

Assuntos ambientais e a sustentabilidade foram a tônica de um primeiro contato do IBGE com o IBAMA – Foto: Acervo IBGE

Pochmann também participou do 1° Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae, instituição que retoma cooperação técnica com o IBGE, sobretudo em termos da realização da pesquisa nacional da Economia Informal Urbana (Ecinf).

“A interação ibegeana com o poder executivo federal, forças armadas e órgãos ambientais e de comunicação prossegue a passos largos no ano de 2024. Com isso, a convergência de objetivos direcionados ao fortalecimento e à modernização do IBGE ganha ainda mais importante impulso, reforçando os fundamentos que permitem o melhor cumprimento da missão institucional do Instituto, em retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, concluiu o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.