Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Webinários do Hub Regional para Big Data discutem experimentos com dados alternativos

Editoria: IBGE | Claudio Faria Marques

07/03/2024 09h28 | Atualizado em 07/03/2024 11h27

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil realizará uma série de webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis. O primeiro seminário será em 15 de março, às 13h, e abordará a ponderação de uma amostra não probabilística para estimar indicadores de qualidade de Internet para escolas brasileiras. O palestrante Thiago de Oliveira Meireles, doutorando da USP, vai falar sobre o método que permitiu criar estimativas para toda a população escolar a partir de medições da qualidade da internet de um grupo de escolas autosselecionadas.

O evento será transmitido em português, inglês e espanhol. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://forms.gle/Xr8pT2ELJZE3EvuT7.

Fontes alternativas para estatísticas públicas

O uso de fontes de dados alternativos para gerar estatísticas públicas precisas tem recebido uma atenção crescente da comunidade acadêmica e dos institutos de pesquisa. Experimentos estão sendo realizados para viabilizar a produção de dados públicos, reduzindo distorções causadas por fatores como a autosseleção ou a subcobertura.

Estão previstos mais dois seminários do Hub nos próximos meses. Em 19 de abril, João Gabriel Malaguti Sobrinho, doutorando da ENCE, vai tratar sobre o experimento que tentou corrigir o viés presente na estimativa de casos de COVID-19 na população brasileira a partir do registro administrativo de testes publicados pelo Ministério da Saúde. E, em 17 de maio, Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista, doutoranda da UFPE, detalhará o experimento que utilizou algoritmos de raspagem de dados para realizar amostragem e inferência de preços do comércio virtual de telefones celulares.

ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, indonésia, Ruanda e China.