Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Expedição IBGE Jalapão leva informação e cidadania a municípios no Tocantins

Editoria: IBGE | Wendy Becker/SDDI-TO

06/02/2024 11h00 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

Concentração da Expedição na Praça dos Girassóis - Foto - Acervo IBGE

Inspirada nas expedições históricas realizadas pelo Instituto, cerca de 70 pessoas participaram da Expedição IBGE Jalapão Tocantins para divulgação das coordenadas geográficas dos endereços do país captadas no Censo 2022. Passando pelos municípios de Taquaruçu, Buritirana e Santa Tereza, a carreata partiu de Palmas, no dia 1º de fevereiro, com destino a Ponte Alta do Tocantins, portal de entrada do Parque Estadual do Jalapão.

A iniciativa faz parte de um projeto que visa resgatar as expedições históricas do Instituto que ocorreram entre as décadas de 1940 e 1960 e criaram as bases do mapeamento territorial brasileiro. Em 1941, uma das primeiras expedições mapeou a Baia da Guanabara e regiões vizinhas. Em 1943, a região do Jalapão recebeu a expedição, da qual participou o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, ícone da geografia brasileira. A viagem ao Jalapão tinha como objetivo a conclusão de um mapa mais preciso do Brasil. Dessa vez, a viagem ao Jalapão teve como objetivo divulgar um cadastro de endereços 100% georreferenciado. Esse é o ponto alto da atividade de mapeamento de território, mas que só foi possível pelo pioneiro trabalho de expedições realizadas pelos técnicos do IBGE a partir dos anos 1940.

Concentração da Expedição na Praça dos Girassóis - Foto: Acervo IBGE
Servidores do IBGE adesivando carros
Saída da Expedição IBGE Jalapão Tocantins
Parada da Expedição em Taquaruçu para inauguração do totem
Inauguração do totem em Colégio Militar no Distrito de Taquaruçu
Chegada da expedição em Ponte Alta do Tocantins
Chegada da expedição em Ponte Alta do Tocantins
Prefeito de Ponte Alta do Tocantins recepcionou os integrantes da caravana
Superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, agradeceu a receptividade
Apresentação do grupo de dança Flores da Apae
Cerca de 70 pessoas participaram da Expedição IBGE Jalapão Tocantins

Integrada por um trio elétrico e 30 veículos de 18 órgãos federais, estaduais e municipais, a concentração da carreata ocorreu às 14 horas, na Praça dos Girassóis, em Palmas, no coração do Brasil. No local, os participantes tiveram os carros adesivados, receberem um kit com produtos regionais tradicionais, água, programação e orientações para a expedição. Apesar do período chuvoso tradicional no mês de fevereiro, a partida da caravana ocorreu às 15 horas de uma quinta-feira ensolarada e quente.

Na saída da expedição, o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, explicou que esse projeto pretende mostrar as especificidades das diferentes realidades das regiões do país. “Esse trabalho realizado aqui é uma experiência que está sendo construída porque o IBGE é o IBGE Brasil e nós precisamos conectar melhor as nossas realidades. Portanto, essa escolha de vir para o Tocantins é uma homenagem a grande parte dos municípios brasileiros de menor porte, que nem sempre são observados na cena nacional e valorizados”.

Além do IBGE, participaram da carreata representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento, Conab, Correios, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria Estadual de Administração, Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento, Secretaria Estadual de Turismo, Governo do Tocantins, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapec), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, Associação dos Artesãos de Capim Dourado Pontealtense e Polícia Militar do Tocantins.

Ao chegar em Taquaruçu, distrito localizado a 30 quilômetros de Palmas, a caravana fez uma parada na Colégio Estadual Militar Duque de Caxias. A escola recebeu materiais educativos e um totem interativo com acesso às tecnologias do IBGE, que poderá ser utilizado pela comunidade escolar e demais pessoas interessadas em conhecer o Brasil pelas plataformas do @Cidades, IBGE Educa, Sidra, Portal de Mapas, Panorama do Censo 2022, entre outras.

“Eu agradeço ao IBGE por essa oportunidade de ser a primeira escola no país a receber esse aparelho. Eu sei que vai ser útil não só para o nosso colégio, mas também para as outras escolas e toda comunidade que vai poder utilizá-lo aqui”, disse a orientadora do Colégio Estadual Militar Duque de Caxias, Roberta Araújo.


Chegada ao Jalapão

Ao final do entardecer, a carreata chegava ao portal de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins. Os participantes foram recepcionados pelo prefeito da cidade, Kleber Rodrigues de Sousa, secretários, e com uma apresentação cultural do Grupo de Dança Flores da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“Estou muito grato em recepcionar esse evento de tão grande magnitude do IBGE. Vocês chegaram no portal de entrada do Jalapão, mas o Jalapão é inegrado por oito municípios. Através de todos esses dados e dessa expedição, espero que todos nós, representantes da União, do estado, e dos municípios, possamos dar as mãos para buscar ainda mais o desenvolvimento dessa região, que tem um potencial turístico grandioso, mas também um bioma muito frágil, que pode deixar de existir se a gente não tiver zelo e cuidado. Então, sejam bem-vindos a Ponte Alta do Tocantins, sintam-se em casa”, declarou o prefeito.

Para o superintende do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, esse é o momento do poder público e da população terem retorno do trabalho realizado durante o Censo Demográfico 2022. “Estamos aqui também para dividir com vocês o orgulho de poder contribuir para retratar a população, não só pontealtense, mas tocantinense. Que isso seja um passo rumo à cidade, ao Estado e ao Brasil que queremos e que sonhamos. Muito obrigado por acreditarem no projeto do Censo, antes, e nessa expedição, agora”, concluiu.

Programação extensa

A Expedição IBGE Jalapão Tocantins foi uma das ações de uma programação extensa para divulgação das Coordenadas Geográficas dos Endereços. No dia 31 de janeiro, o IBGE promoveu, em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan/TO), uma oficina com gestores sobre o Portal do órgão, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), o Banco de Dados das Informações Ambientais (BDIA) e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI). Nesse mesmo dia, o presidente se reuniu com servidores, com o governador do estado, Wanderlei Barbosa, e autoridades locais.

Na manhã do dia 1º de fevereiro o IBGE realizou, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o primeiro "Diálogos Externos IBGE 90 Anos". A iniciativa ocorrerá em todas as capitais. O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE: poder público (União, estados e municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros.

No dia 2, às 10 horas, o IBGE fez a divulgação com dados inéditos das coordenadas geográficas dos endereços do Censo Demográfico 2022. Ao todo são 111,1 milhões de coordenadas geográficas no país, com 81,5% destas de domicílios particulares, outros 10,5% de estabelecimentos, ou 11,7 milhões, como lojas, bancos e shoppings. Dentro destes, existem 264,4 mil estabelecimentos de ensino, 247,5 mil de saúde, 579,8 mil estabelecimentos religiosos e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma.