Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE realiza 86 atendimentos no primeiro dia da Caravana Federativa no Tocantins

Editoria: IBGE | Wendy Becker/SDDI-TO

09/11/2023 18h30 | Atualizado em 10/11/2023 11h11

O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano, e assessores, visitam o estande do IBGE na Caravana Federativa em Tocantins - Foto - Wualisson Chaves/SDDI-TO

Na Caravana Federativa que se iniciou nesta quinta-feira, 9, na cidade de Palmas (TO), 22 prefeitos e mais de 80 assessores, parlamentares, secretários municipais, gestores estaduais, além de representantes de organizações da sociedade civil, visitaram o estande do IBGE. O evento, que ocorre no Colégio Senador Antônio Luiz Maya, na 206 Norte, visa promover maior engajamento institucional entre os governos federal, estadual e municipal, para estabelecer a cooperação das ações entre os entes federados.

Ao visitar o espaço do IBGE, o secretário de Assuntos Federativos do governo federal, André Luiz Ceciliano, agradeceu a participação do Instituto na Caravana e disse que conta com a colaboração do órgão nos próximos eventos. “É fundamental a presença dos órgãos federais aqui para tirar dúvidas dos administradores estaduais e municipais, porque quando a gente aproxima o governo federal do Estado e dos municípios, a chance de resolver os problemas é muito maior. Então, eu quero agradecer ao Márcio Pochmann, agradecer o carinho de toda equipe do IBGE. Estamos contando com vocês! Dias 23 e 24 no Maranhão e 7 e 8 [de dezembro] no Ceará”.

Quem passou pelo estande do IBGE ganhou bolsa com bloco, caneta, mapa calendário e folders de pesquisas: Informativos da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Estatísticas do Registro Civil, PIB dos Municípios, filipetas do Censo 2022, e do curso do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA).
“A participação do IBGE no evento tem sido muito positiva, principalmente na construção de novas relações institucionais com órgãos que a integração ainda não era tão frequente. Essa é uma oportunidade de estreitar laços, trabalhar em conjunto e manifestar o trabalho do governo federal da melhor forma possível”, avaliou o superintendente da SES-TO, Paulo Ricardo Amaral.

Conforme o dirigente, o espaço do IBGE na Caravana teve como demanda principal prestar esclarecimentos aos gestores sobre os produtos e serviços do órgão. “Não somente prefeitos, mas secretários e vereadores estão procurando o Instituto para esclarecer dúvidas a respeito de diversas pesquisas. Não somente do Censo, mas também da Munic (Pesquisa de Informações Básicas Municipais), pesquisas relacionadas à saúde, transportes e outros aspectos que abrangem o município”, destacou Amaral.

O superintendente dos Correios no Tocantins, José Luiz da Cunha Filho, também passou pelo estande do Instituto e enfatizou a importância da parceria entre os órgãos. “Todas as nossas atividades estão relacionadas ao trabalho realizado pelo IBGE. Para fazermos a codificação postal, ou seja, colocar CEP nos logradouros das cidades brasileiras, a gente precisa da população estimada, dos dados do Censo. Então, é um trabalho de suma importância para nós dos Correios. Sem o trabalho do IBGE, a nossa atividade seria um pouquinho mais morosa”, declarou.

O superitendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, realiza atendimento ao prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros - Wualisson Chaves/SDDI-TO
Equipe do IBGE em Tocantins realiza atendimento a gestor municipal no estande do Insituto na Caravana Federativa em Palmas (TO) - Wualisson Chaves/SDDI-TO
O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano, em entrevista para o SDDI-TO - Wualisson Chaves/SDDI-TO

Caravana Federativa
O lançamento da Caravana Federativa ocorreu na manhã desta quinta-feira, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e representantes ministeriais. O evento é promovido pelo Ministério das Relações Institucionais.

Com a participação de 33 ministérios; 3 autarquias (INSS, FNDE e Funasa); 3 bancos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES) e 3 empresas (Serpro, Correios e Energisa), a Caravana Federativa no Tocantins segue até as 13h30 desta sexta-feira, 10, com palestras, disponibilização de serviços e atendimento técnico para as 139 prefeituras tocantinenses e gestores estaduais.