Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em formato digital

Com análise acadêmica e arte folclórica, IBGE lança Brasil em Números 2020

Editoria: IBGE | Carlos Alberto Guimarães | Arte: Helga Szpiz

25/09/2020 10h00 | Atualizado em 28/12/2020 19h42

  • Destaques

  • Publicação anual reúne mais de 30 autores em quase 500 páginas.
  • São 23 capítulos com análises baseadas em informações do IBGE sobre mercado de trabalho, habitação, saúde, meio ambiente e participação política.
  • Ilustrado com obras do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, em Alagoas.
  • E-book disponível em português e inglês.

O IBGE lança hoje (25) a edição 2020 do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises de variados aspectos da realidade brasileira. Mais de 30 autores – entre historiadores, geógrafos, demógrafos, arquitetos, economistas e outros acadêmicos – colaboraram com a obra, de quase 500 páginas, disponível em versão online e e-book. Entre os temas tratados, estão trabalho, habitação, saúde, meio ambiente e participação política.

Este ano, a publicação é ilustrada com obras do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), localizado em Maceió. O nome do Museu é uma homenagem ao professor, médico e folclorista Theotônio Vilela Brandão, cuja coleção de arte popular foi doada à Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cada capítulo se inicia com imagens das obras de arte presentes no Museu.

Brasil em Números

“Diferentemente de outras publicações do Instituto, que se dedicam somente a apresentar dados e números, neste caso há uma camada de análise qualitativa, pois a opinião dos professores fica expressa em artigos baseados em tabelas, gráficos e mapas do IBGE e de instituições parceiras”, explica Isabela Torres, coordenadora executiva do projeto Brasil em Números.

Fachada do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) - Foto: Pablo de Luca
Casal de Noivos - Autor: Manuel Eudócio
Boi - Autora: Nena
Guerreiro Campeão do Trenado - Foto: Victor Sarmento
Reisado - Foto: Acervo Fotográfico MTB
Rendeira - Autor desconhecido
Vaqueiro - Autor: Heleno Rud
Instalação Bobos de Tatuamunha - Foto: Renner Boldrino

 Ao todo, são 23 capítulos, compondo um valioso instrumento de consulta e de base para análises e planejamento em diversas esferas e finalidades. Embora o impacto da pandemia de coronavírus ainda estivesse por vir quando a edição deste ano começou a ser produzida, alguns artigos já mapeavam essa possibilidade. “É o caso do professor Fernando Garrefa, no texto sobre Comércio e Cidades, com dados bastante atuais”, ressalta Isabela.

Cabe destaque também ao artigo do professor Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire, que centrou sua análise sobre População na pergunta: “O que o Censo 2020 nos mostraria em termos demográficos?”. Diante do adiamento do recenseamento para 2021, devido à pandemia de Covid-19, o especialista tirou suas conclusões a partir da avaliação de dados populacionais disponíveis,tendência de indicadores demográficos e projeções de população.

O planejamento para uma obra desse porte, segundo a coordenadora, começa ainda no ano anterior. “Com 12 meses de antecedência, já vamos convidando os especialistas que, em cerca de dois meses, produzem textos exclusivos para o livro”, afirma Isabela. “Nosso maior desafio é articular todas as instâncias editoriais, desde o primeiro contato com os autores até o dia do lançamento, a fim de conseguir o melhor resultado para a sociedade”, sintetiza.

O Brasil em Números é publicado continuamente desde 1992 e está disponível em português e inglês, ampliando ainda mais o impacto e a abrangência do projeto. Além das informações fornecidas pelo IBGE, os autores também utilizam dados produzidos pelo Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e algumas de suas instituições vinculadas.