Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Nota de falecimento

IBGE lamenta morte do diretor de Informática por Covid-19 no Rio

Editoria: IBGE | Da redação

30/04/2020 14h46 | Atualizado em 04/05/2020 14h03

David Wu Tai traçou uma carreira brilhante e exemplar de mais de 40 anos no IBGE - Foto: Acervo IBGE

O diretor de Informática do IBGE, David Wu Tai, morreu na noite de quarta-feira (29), em decorrência de complicações da Covid-19. David tinha 71 anos e estava internado desde 17 de abril na UTI da Unimed da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

David Wu Tai traçou uma carreira brilhante e exemplar de mais de 40 anos no IBGE, onde esteve à frente das principais ações de modernização da história recente do Instituto, destacando-se trabalhos relacionados ao uso e disseminação de estatísticas pela internet e à aplicação de ferramentas de tecnologia voltadas ao levantamento de bases territoriais. Também exerceu liderança notável na coordenação dos recenseamentos.

Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, ingressou no IBGE, em 1978, como Coordenador do Projeto Contas Consolidadas do Setor Público. No Estado de São Paulo, foi Coordenador do Censo Demográfico de 1980, e depois, Chefe da Divisão de Coleta da Unidade Estadual. Entre 1988-1990, foi Diretor Geral do IBGE no Rio de Janeiro, onde também ocupou a Chefia da Unidade Estadual do Rio de Janeiro e a Coordenação Operacional dos Censos. Entre 1995-2019, exerceu o cargo de Coordenador Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI).

No período à frente do CDDI, liderou o processo de inserção do IBGE na internet, adotando as recomendações internacionais e tornando as informações sobre todas as pesquisas do IBGE acessíveis à sociedade brasileira, gratuitamente, e 24 horas por dia. Nessa mesma direção, promoveu a integração dos dados geográficos e estatísticos do IBGE, além de ter contribuído para consolidar a presença do Instituto na era dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG), ao disponibilizar, via internet, as bases cartográficas digitais, democratizando o acesso de pesquisadores, empresas e órgãos públicos ao acervo de mapas e publicações geográficas do Instituto.

Graças a essas e outras iniciativas, hoje o Portal do IBGE na internet recebe uma média anual de 1,7 trilhão de hits, efetuados por cerca de 61 milhões de usuários, entre instituições acadêmicas e governamentais, pesquisadores, estudantes e jornalistas de todo o mundo.

Em 2019-2020, David foi nomeado Diretor de Informática do IBGE e Presidente da Comissão Operacional do Censo Demográfico. Neste período, contribuiu para a modernização dos sistemas de acompanhamento e supervisão do Censo e promoveu a adoção de soluções de Big Data em prol da atualização e do aprimoramento de métodos de coleta, cadastros e bases de dados utilizados pelo instituto.

O IBGE e todos seus funcionários manifestam seus sentimentos e condolências a sua companheira e também ibegeana, Maria Vilma Salles Garcia, aos familiares e amigos.