Censo Agropecuário
Cadastro reúne endereços atualizados de 5 milhões de propriedades rurais do país
19/02/2019 10h00 | Atualizado em 08/01/2024 15h03
O IBGE disponibiliza hoje (19) informações como logradouros, CEP, pontos de referência, latitude e longitude de mais de 5 milhões de propriedades rurais cadastradas pelos recenseadores durante a coleta do Censo Agropecuário 2017.
Além da listagem dos estabelecimentos, no formato csv (texto), o IBGE disponibilizou o mapeamento em formato kml, que permite visualizar as localidades espacialmente no Google Earth (Configurações > Ativar importação de arquivos kml > Meus lugares > Importar aquivo kml baixado em seu dispositivo). Os arquivos, nesses dois formatos, também podem ser acessados aqui. Em respeito ao sigilo estatístico, não foram identificados os nomes dos estabelecimentos e dos proprietários na listagem.
Para cadastrar os estabelecimentos, os recenseadores tiveram como referência listas prévias de endereços do Censo Agropecuário 2006 e do Censo Demográfico 2010. De acordo com o analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, Eduardo Baptista, a principal novidade em relação ao cadastro divulgado em 2010 é que nesta versão quase todas as propriedades estão georreferenciadas.
“Além de contribuir para outras pesquisas agropecuárias, esses dados auxiliam em análises sobre a distribuição espacial das propriedades, evidenciando padrões de organização territorial e modos de registro de endereços, bem como suas particularidades de região para região, tanto para o usuário comum como para instituições de pesquisa públicas ou privadas”, explica Batista.
A lista com os endereços das propriedades rurais integra o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), um banco de dados do IBGE que inclui mais de 78 milhões de endereços urbanos e rurais do país.