Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Estudo sobre tabagismo da Pesquisa Nacional de Saúde recebe prêmio da Bloomberg Philanthropies

Editoria: IBGE

18/03/2015 11h57 | Atualizado em 25/05/2017 12h48

 

O IBGE e o Ministério da Saúde receberam, nesta quarta-feira, 18 de março, o prêmio Bloomberg Awards for Global Tobacco Control. O prêmio é um reconhecimento para organizações que demonstram progressos no monitoramento, prevenção, proteção e controle da epidemia de uso de tabaco, como proposto no plano de medidas MPOWER.

O MPOWER é um pacote de políticas e intervenções da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reverter o tabagismo em nível mundial. Para aplicar o plano, os países devem:

Monitor: Monitorar o uso de tabaco e políticas de prevenção
Protect: Proteger a população contra a fumaça do tabaco
Offer: Oferecer ajuda para cessação do fumo
Warn: Advertir sobre os perigos do tabaco
Enforce: Fazer cumprir as proibições sobre publicidade, promoção e patrocínio
Raise: Aumentar os impostos sobre o tabaco

Com o módulo sobre tabagismo inserido na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, o IBGE e o Ministério da Saúde (MS) deram continuidade às investigações iniciadas em 2008 através da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab). A PETab já havia sido pioneira ao levar a campo e aperfeiçoar o questionário sobre tabagismo coordenado pelo Center for Disease Control and Prevention, ganhando em 2009 um prêmio de reconhecimento.

A continuidade das investigações proporcionada pela PNS reforça o compromisso do IBGE e do MS em produzir estatísticas de alta qualidade, que subsidiam a elaboração de políticas de monitoramento e prevenção do uso de tabaco no Brasil (a letra M do pacote MPOWER) e servem de modelo para outros países e organizações. Os primeiros resultados da PNS, que incluem as informações do módulo de tabagismo e outros temas, estão disponíveis no link:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2786&busca=1&t=pns-2013-ibge-faz-um-amplo-retrato-saude-adultos-brasileiros.

A cerimônia de premiação aconteceu durante a 16ª Conferência Mundial sobre Tabaco ou Saúde, em Abu Dhabi. O prêmio foi recebido pela gerente da PNS, Maria Lúcia Vieira, em nome do IBGE, e pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro.