Casa Brasil IBGE
Casa Brasil IBGE SUDENE marca presença em seminário com pesquisadores e professores Indígenas
05/02/2026 16h41 | Atualizado em 05/02/2026 17h29
O município de Caruaru sediou, em 15 de outubro de 2025, o II Seminário Integrado da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Casa Brasil IBGE marcou presença.
Realizado no auditório Mestre Vitalino do Centro Acadêmico do Agreste da universidade (CAA/UFPE), o evento teve como foco a Roda de Diálogo “Os Povos Indígenas e o Meio Ambiente: O que dizem os dados estatísticos do IBGE em 2025”, reunindo professores, pesquisadores e estudantes indígenas.
A abertura foi conduzida pela professora e coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Denise Xavier, e contou com a presença de diversos alunos-professores indígenas e docentes do programa, entre eles, os professores Saulo Ferreira Feitosa, Aline Renata dos Santos, Joaquim Izidro, Cassius Cruz, Airla Cássia Xavier, Cláudia Truká, Roseane Xukuru e Janssen Felipe da Silva.

Professores participantes do Seminário
Com a participação de cerca de 170 pessoas, o seminário contou com a apresentação do IBGEeduca pela equipe do IBGE presente, composta pelos servidores Márcia Cristina de Souza Matos Carneiro e Democlacides Botelho, que destacou os resultados do Censo 2022 sobre a população e o território indígena.
Foram apresentadas tabelas e análises disponíveis para download no site, além de mapas, vídeos, brincadeiras e infográficos que ilustram a realidade dos povos indígenas.
O portal IBGEeduca oferece ainda 140 atividades pedagógicas, elaboradas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), sendo 12 delas dedicadas aos povos e territórios indígenas, acompanhadas de vídeos, tabelas, livros, mapas e gráficos.
O objetivo do evento era promover a troca de conhecimentos entre saberes ancestrais e dados estatísticos produzidos pelo IBGE. Segundo o professor da UFPE e mediador do evento, Ronaldo Campos, “todos ficaram impressionados com a quantidade e a profundidade das informações disponíveis no portal IBGEeduca”. A coordenadora Denise Xavier afirmou que pretende “mergulhar ainda mais nas informações e divulgá-las entre os alunos”.
A programação contou também com a presença da professora Edvânia Torres Aguiar Gomes (UFPE) e do pesquisador João Domingos.

Dados que revelam a realidade dos Territórios Indígenas em Pernambuco
Marco na formação dos futuros professores indígenas, ao abordar a relação entre povos originários, meio ambiente e dados estatísticos oficiais, o seminário reuniu estudantes do primeiro ao oitavo período, e demonstrou a relevância do uso crítico de ferramentas como o IBGEeduca para fortalecer práticas pedagógicas e promover um ensino contextualizado.
A professora Ana Cláudia, do povo Xucuru de Cimbres, destacou que se sentiu inspirada a promover formações em cascata após descobrir a “grandiosidade” dos dados censitários e suas possibilidades de aplicação nas escolas indígenas. Ela pretende, a partir de agora, replicar o conhecimento adquirido, levando as ferramentas e os dados apresentados a outros educadores de sua rede de ensino, ampliando o alcance da formação e promovendo aulas mais contextualizadas para os estudantes indígenas de Pernambuco.

Marcia Carneiro e Democlacides Botelho do IBGE
Marcia Carneiro
A voz da coordenadora
A coordenadora do curso, professora Denise Xavier, contextualizou o seminário como uma atividade essencial do “Tempo Universidade”, voltada à formação política e pedagógica dos discentes. “O seminário permitiu aos estudantes indígenas discutir o uso de dados estatísticos para a leitura de mundo e impulsionar uma geografia crítica e política, que caminha rumo à reconstrução do currículo nas escolas indígenas”, finalizou.
A importância da Ferramenta Educativa
Ronaldo Campos reforçou a importância da familiaridade com o IBGEeduca como instrumento de formação interdisciplinar e de empoderamento educacional. Segundo ele, o seminário demonstrou que o portal é uma ferramenta que contribui para o fortalecimento da luta dos povos indígenas por visibilidade e acesso à informação.
A Casa Brasil IBGE SUDENE reafirma, assim, sua missão de promover a educação e o letramento estatístico e cartográfico, especialmente em uma data simbólica – o Dia do Professor. A instituição celebra o papel essencial dos docentes na formação de cidadãos críticos e informados, fundamentais para a construção de um futuro mais consciente e sustentável.
