Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo Agropecuário

Portal oficial do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola está no ar

Editoria: IBGE | Ana Paula Davim

24/11/2025 16h52 | Atualizado em 24/11/2025 16h52

Novo site reúne informações e atualiza o andamento das operações do IBGE no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola - Foto: mockup sobre imagem/Freepik

Lançado simultaneamente na COP30, em Belém, e em evento em Salvador, o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola passa a disponibilizar um portal exclusivo para reunir informações sobre a maior e mais completa investigação estatística sobre a estrutura e a produção agropecuária do País.

Informações sobre as etapas da operação - como a prova piloto, que acontece a partir de 1º de dezembro em seis municípios, dados oficiais e cronograma completo do levantamento já estão disponíveis no novo portal, que também oferece mais detalhes sobre o recenseamento, realizado pelo IBGE, dos estabelecimentos agropecuários situados no território nacional.

A transparência e a objetividade, características importantes para o portal, foram ressaltadas pelo coordenador de Experiência e Serviços On-Line, Roberto Stoeterau: “o site disponibiliza, de forma dinâmica, as características principais do censo e suas etapas. Da mesma forma que a página eletrônica desenvolvida para a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, o objetivo é apresentar a toda a sociedade brasileira, independente de segmentação, informações sobre a pesquisa”.

Com o lema “Juntos vamos colher a maior safra de dados do Brasil”, o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola deve visitar cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários, nos 5.571 municípios do país, gerar aproximadamente 35 mil empregos temporários e atualizar o retrato detalhado de atividades essenciais, que produzem alimentos, riqueza, trabalho e renda.

O levantamento segue a cobertura temática que proporciona comparabilidade histórica, principalmente em relação ao último Censo Agro, realizado em 2017, e introduz novos temas, como questões relacionadas a meio ambiente, tecnologias e destino da produção. As etapas deste recenseamento poderão ser acompanhadas pelo novo portal. “Ao longo da operação censitária, novos itens serão incorporados ao site, que trará, ao final, os resultados de um dos maiores levantamentos estatísticos do nosso país”, reforça Stoeterau.

Acompanhe o andamento do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola pelo: 12censoagro.ibge.gov.br .