Cidadania
IBGE realiza oficina sobre favelas e comunidades urbanas
14/10/2025 15h59 | Atualizado em 14/10/2025 15h59

A equipe da Gerência de Favelas e Comunidades Urbanas do IBGE, em parceria com o ONU-Habitat, inicia nesta quinta-feira (16) a oficina sobre dados de Favelas e Comunidades Urbanas. A oficina será realizada no âmbito do Circuito Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) voltada para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. A oficina acontecerá entre 14h e 17h em transmissão neste link.
Gerente de Favelas e Comunidades Urbanas do IBGE, Letícia Giannella explicou que o objetivo da oficina é aproximar a população aos dados produzidos pelo instituto. “A gente entende que a sociedade demanda de nós uma forma de aproximá-los aos dados que a gente produz. Então é importante que a gente consiga construir estratégias para que as pessoas sejam capazes de acessar os dados e usá-los. Isso está dentro dos parâmetros internacionais que envolvem a produção de estatísticas”, destacou.
Segundo Letícia Giannella, a expectativa da equipe de Favelas e Comunidades Urbanas do IBGE é grande em relação à oficina. “Ela vai possibilitar a escalada dessa atividade e a gente vai conseguir disseminar mais e mais as formas de acesso e uso dos dados. Isso que dá sentido ao nosso trabalho".
A atividade insere-se no escopo da parceria entre IBGE e o ONU-Habitat, que vem contando, entre outras ações, com a realização de oficinas presenciais dessa natureza. A oficina buscará atender ao objetivo de conferir escala a essas ações que têm sido mais localizadas, possibilitando atingir um público mais ampliado.
A analista de dados do ONU-Habitat Vivian Silva reiterou a importância da união com o IBGE. "A parceria é estratégica para fortalecer o diálogo do ONU-Habitat com um dos maiores produtores de dados e informações do Brasil. O plano de trabalho destaca a área de Favelas e Comunidades Urbanas, e tem o objetivo de fortalecer a produção e análise de dados urbanos através do compartilhamento de metodologias, ferramentas e boas práticas. Embora a parceria tenha sido formalizada recentemente, ao longo deste ano o IBGE já promoveu oficinas sobre dados de Favelas e Comunidades Urbanas, no âmbito dos projetos do ONU-Habitat no Brasil, capacitando representantes da sociedade civil, servidoras e servidores municipais", explicou.