Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE abre as inscrições para a CONFEST/CONFEGE que acontecerá na Bahia

Editoria: IBGE

08/10/2025 18h37 | Atualizado em 08/10/2025 21h01

Foto: Igor Santos/Secom PMS

A partir desta quarta-feira (08/10), o IBGE abre as inscrições para participação na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, que será realizada de 3 a 5 de dezembro de 2025, nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI, na cidade de Salvador (BA).

Com apoio da Federação das Indústrias (FIEB) e governo estadual da Bahia, a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) terá como tema "Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030".

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de hoje (08/10), em formulário na página da Conferência, no Portal do IBGE (clique aqui). Haverá certificados de participação.

As mesas principais serão transmitidas pelo IBGE Digital.

A conferência tem como objetivo apresentar uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG), previsto em Lei, que o IBGE não apresentava ao país desde 1974. E que é fundamental na estratégia e planejamento das informações oficiais.

Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da Governança das geociências e estatísticas, e também na interface com os desafios do estado e da iniciativa privada por informações oficiais históricas, do presente e como elas podem antecipar o futuro.

Pela primeira vez, a conferência mais importante do IBGE, organizada desde 1968, será realizada fora do Rio de Janeiro, em momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da Inovação.

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a proposta é abrir espaço para todos os saberes: “Queremos abrir a Conferência para que todos os saberes possam participar e contribuir para o planejamento dos dados brasileiros, de forma integrada e articulada, porque é para isso que serve uma instituição como o IBGE.” 

A conferência será estruturada em mesas e grupos de trabalho que abordarão temas como governança e soberania, tecnologia e interoperabilidade, e gestão de fluxos de produção e disseminação de informações. A ideia é integrar múltiplas fontes de dados e formar uma base sólida para políticas públicas preditivas.

Pela primeira vez na Bahia

Esta será a primeira vez que a CONFEST/CONFEGE, que foi organizada pela primeira vez em 1968, ocorrerá fora do Rio de Janeiro.

Durante coletiva de lançamento, no início do mês, o anfitrião do evento, o presidente da Federação, Carlos Henrique Passos, destacou o orgulho de receber o IBGE e as demais instituições presentes à coletiva pública.

Citando as diversas transformações que vêm ocorrendo na atualidade, Passos salientou a importância da produção de dados para as decisões do governo e do setor privado.

Na mesma linha, o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Wilson Cardoso, louvou o trabalho realizado pelo IBGE na "produção de dados que fundamentam as decisões tomadas pelos gestores municipais” e celebrou a realização da CONFEST/CONFEGE na Bahia.

A parceria com o governo baiano foi marcada, na coletiva de apresentação da Conferência, pela participação de dois secretários estaduais: Cláudio Peixoto, do Planejamento, e Rodrigo Pimentel, da Administração. “A produção de dados é um assunto que está na agenda nacional por ser um ativo muito valioso e que dá transparência e robustez, não somente criando insumos para o planejamento a curto, médio e longo prazos, mas também para a avaliação de políticas públicas”, destacou Peixoto.

Já Pimentel relembrou a criação de programas na Bahia com a utilização da tecnologia da informação e trouxe a importância da integração de dados de diversas fontes, como o IBGE.

Em dezembro, a CONFEST/CONFEGE será realizada nas dependências do SENAI/CIMATEC. Presente ao evento de lançamento da Conferência, o ex-senador baiano Walter Pinheiro, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da instituição, exemplificou a importância dos dados do IBGE citando seu uso na criação dos 27 Territórios de Identidade em que foi dividida a Bahia, o que permitiu uma regionalização muito mais eficaz das políticas públicas, ações dos diversos níveis de governo e da iniciativa privada.

André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia afirmou que será uma honra para a SES/BA receber um evento dessa magnitude e importância. “Ficamos felizes também por perceber que tantos atores do estado da Bahia se sensibilizaram e se mobilizaram por essa ideia que o IBGE apresentou.

“Vai ser uma grande oportunidade de estimular usuários e pesquisadores a começarem ou continuarem trabalhando, se envolvendo e se engajando nas pesquisas e produção geocientífica do IBGE. Quem sabe também mostrando os trabalhos que já fazem, contribuindo ativamente para as discussões, somando e aproveitando o evento”, afirmou Urpia.

Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados
Data:
3 a 5 de dezembro de 2025
Local:
SENAI Cimatec e do SESI, na cidade de Salvador (BA)
Inscrições:
clique aqui


Conheça a Conferência

A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) é o maior evento nacional de estatísticas e geociências e um dos mais importantes do mundo nessa área. O encontro tem por objetivo ampliar o diálogo do Instituto com a sociedade, aproximando produtores e usuários de dados e estatísticas produzidos pelo IBGE, bem como avaliar os processos de produção, disseminação e de utilização de informações de natureza estatística e geográfica, visando revisar e aperfeiçoar o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas – PGIEG.

O seu sucesso depende da participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações no âmbito do Poder Executivo Federal, dos Poderes Legislativo e Judiciário, juntamente com institutos estaduais e municipais de informações estatísticas e geográficas, e demais segmentos da sociedade civil organizada com interesse no tema.

Para realização das atividades que possibilitem o cumprimento desta atribuição, o IBGE realizou a I CONFEST e a I CONFEGE em 1968. A segunda edição das duas Conferências ocorreu de maneira simultânea no ano de 1972. A III CONFEST aconteceu em 1989 e naquele ano não foi realizada a CONFEGE. O I Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, que comemorou os 60 anos de Fundação do IBGE, deu lugar à realização da IV CONFEST e da III CONFEGE em 1996. Como um dos marcos para a comemoração dos seus 70 anos, o IBGE promoveu o II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, englobando a V CONFEST e IV CONFEGE, que ocorreram no ano 2006.

Já em 2016 foi realizada a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (INFOPLAN), realizada no período de 5 a 9 de dezembro que, por sua vez, teve como objetivo geral estruturar uma agenda interinstitucional e de ações que vise atender as demandas atuais e a construção do Sistema Nacional de Informações Oficiais, a partir da mobilização e participação dos produtores, ouvidos os usuários.

A partir de 2025, o evento foi inserido dentro do projeto Diálogos IBGE 90 Anos, que tem como objetivo registrar a memória de quase nove décadas de atuação da instituição, além de pensar diretrizes de um novo IBGE. Debateu os riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital; avaliou os processos de produção, disseminação e de utilização de informações de natureza estatística e geográfica, por meio da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED), com a participação dos agentes produtores e usuários de dados.