Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Salvador, presidente do IBGE anuncia realização da maior conferência de estatísticas e geografia do país

Editoria: IBGE | Heitor Montes e Mariana Viveiros

26/09/2025 16h37 | Atualizado em 26/09/2025 16h37

A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), será realizada entre 3 e 5 de dezembro, na capital baiana - Foto: Heitor Motes e Mariana Viveiros

Na manhã de sexta-feira (26/09), o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, apresentou, em Salvador (BA), a 8ª edição da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que será realizada entre 3 e 5 de dezembro, na capital baiana. A coletiva pública de apresentação ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), uma das entidades apoiadoras do evento, e contou com a participação de autoridades e representantes de organizações apoiadoras. Também foi transmitida ao vivo pelo IBGE Digital e pode ser assistida aqui.

Esta será a primeira vez que a CONFEST/CONFEGE, que foi organizada pela primeira vez em 1968, ocorrerá fora do Rio de Janeiro, e, em sua fala de abertura da coletiva, o presidente do IBGE celebrou a “convergência de várias instituições” que possibilitarão a realização da Conferência em Salvador, com destaque para a FIEB.

Anfitrião do evento, o presidente da Federação, Carlos Henrique Passos, destacou o orgulho de receber o IBGE e as demais instituições presentes à coletiva pública. Citando as diversas transformações que vêm ocorrendo na atualidade, Passos salientou a importância da produção de dados para as decisões do governo e do setor privado.

Da esquerda para a direita, Cláudio Peixoto, secretário de Planejamento da Bahia, Marcio Pochmann, Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB, Wilson Cardoso, presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Rodrigo Pimentel, secretário de Administração da Bahia, Walter Pinheiro, ex-senador pela Bahia e diretor de Relações Institucionais do SENAI/CIMATEC. - Foto: Heitor Motes e Mariana Viveiros

Na mesma linha, o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Wilson Cardoso, louvou o trabalho realizado pelo IBGE na "produção de dados que fundamentam as decisões tomadas pelos gestores municipais” e celebrou a realização da CONFEST/CONFEGE na Bahia.

A parceria com o governo baiano foi marcada, na coletiva de apresentação da Conferência, pela participação de dois secretários estaduais: Cláudio Peixoto, do Planejamento, e Rodrigo Pimentel, da Administração.“A produção de dados é um assunto que está na agenda nacional por ser um ativo muito valioso e que dá transparência e robustez, não somente criando insumos para o planejamento a curto, médio e longo prazos, mas também para a avaliação de políticas públicas”, destacou Peixoto.

Pela primeira vez realizada fora do RJ, a Conferência tem apoio do Governo do Estado da Bahia, da FIEB, além de outras instituições, além da Superintendência do IBGE na Bahia - Foto: Heitor Motes e Mariana Viveiros

Já Pimentel relembrou a criação de programas na Bahia com a utilização da tecnologia da informação e trouxe a importância da integração de dados de diversas fontes, como o IBGE.

Planejando a produção de dados pelos próximos cinco anos

Ao apresentar a CONFEST/CONFEGE, seus objetivos e importância, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que a Conferência “vai tratar do planejamento da produção de dados estatísticos e geocientíficos no Brasil, no período entre 2026 e 2030”.

Apontou também como a transformação digital que o país tem vivido nos últimos anos levou a um aumento no processo de“datificação" nas tomadas de decisões e trouxe consigo a discussão urgente sobre soberania, lembrando que 78% dos dados produzidos no Brasil estão sendo processados fora do país.

Citando a qualidade de diversos bancos de dados oficiais do país, Pochmann falou sobre o desafio e a relevância de integrar essas informações, num processo liderado pelo IBGE, por meio do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED), com o objetivo de se criarem políticas públicas preditivas.

“É um novo horizonte. Precisamos agora olhar para frente, para antecipar ações”, concluiu o presidente.

Importância da regionalização e da participação de todos os saberes

Em dezembro, a CONFEST/CONFEGE será realizada nas dependências do SENAI/CIMATEC. Presente ao evento de lançamento da Conferência, o ex-senador baiano Walter Pinheiro, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da instituição, exemplificou a importância dos dados do IBGE citando seu uso na criação dos 27 Territórios de Identidade em que foi dividida a Bahia, o que permitiu uma regionalização muito mais eficaz das políticas públicas, ações dos diversos níveis de governo e da iniciativa privada.

Aproveitou, também, para fazer um pedido especial: a criação de uma Casa Brasil IBGE na Bahia. “Quero fazer parte da materialização desse que é um desejo antigo nosso, para que o Instituto possa interagir ainda mais com os mais diversos setores”, afirmou Pinheiro.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, agradeceu o pedido do ex-senador e disse que a realização da CONFEST/CONFEGE na Bahia está alinhada justamente com a visão de descentralizar e regionalizar ainda mais a participação do Instituto. “Queremos abrir a Conferência para que todos os saberes possam participar e contribuir para o planejamento dos dados brasileiros, de forma integrada e articulada, porque é para isso que serve uma instituição como o IBGE”.

André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia afirmou que será uma honra para a SES/BA receber um evento dessa magnitude e importância. “Ficamos felizes também por perceber que tantos atores do estado da Bahia se sensibilizaram e se mobilizaram por essa ideia que o IBGE apresentou.

Vai ser uma grande oportunidade de estimular usuários e pesquisadores a começarem ou continuarem trabalhando, se envolvendo e se engajando nas pesquisas e produção geocientífica do IBGE. Quem sabe também mostrando os trabalhos que já fazem, contribuindo ativamente para as discussões, somando e aproveitando o evento”, afirmou Urpia.

As inscrições para a CONFEST/CONFEGE estão previstas para 8 de outubro, serão gratuitas e poderão ser feitas por meio da página https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional-2024/apresentacao, que será atualizada em breve com as informações do evento.

Conheça a CONFEST/CONFEGE

A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) é o maior evento nacional de estatísticas e geociências e um dos mais importantes do mundo nessa área. Tem por objetivo ampliar o diálogo do IBGE com a sociedade, aproximando produtores e usuários de dados e estatísticas, bem como avaliar os processos de produção, disseminação e de utilização de informações estatísticas e geográficas, visando a revisar e aperfeiçoar o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas – PGIEG.

O seu sucesso depende da participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações no âmbito do Poder Executivo Federal, dos Poderes Legislativo e Judiciário, juntamente com institutos estaduais e municipais de informações estatísticas e geográficas, e demais segmentos da sociedade civil organizada com interesse no tema.

Serviço:

Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Data: 3 a 5 dezembro de 2025
Local: Senai Cimatec – Avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã – Salvador (BA)
Inscrições: previstas a partir de 8 de outubro

Site da Conferência: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional-2024/apresentacao