Em Salvador, presidente do IBGE anuncia realização da maior conferência de estatísticas e geografia do país
26/09/2025 16h37 | Atualizado em 26/09/2025 16h37

Na manhã de sexta-feira (26/09), o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, apresentou, em Salvador (BA), a 8ª edição da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que será realizada entre 3 e 5 de dezembro, na capital baiana. A coletiva pública de apresentação ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), uma das entidades apoiadoras do evento, e contou com a participação de autoridades e representantes de organizações apoiadoras. Também foi transmitida ao vivo pelo IBGE Digital e pode ser assistida aqui.
Esta será a primeira vez que a CONFEST/CONFEGE, que foi organizada pela primeira vez em 1968, ocorrerá fora do Rio de Janeiro, e, em sua fala de abertura da coletiva, o presidente do IBGE celebrou a “convergência de várias instituições” que possibilitarão a realização da Conferência em Salvador, com destaque para a FIEB.
Anfitrião do evento, o presidente da Federação, Carlos Henrique Passos, destacou o orgulho de receber o IBGE e as demais instituições presentes à coletiva pública. Citando as diversas transformações que vêm ocorrendo na atualidade, Passos salientou a importância da produção de dados para as decisões do governo e do setor privado.

Na mesma linha, o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Wilson Cardoso, louvou o trabalho realizado pelo IBGE na "produção de dados que fundamentam as decisões tomadas pelos gestores municipais” e celebrou a realização da CONFEST/CONFEGE na Bahia.
A parceria com o governo baiano foi marcada, na coletiva de apresentação da Conferência, pela participação de dois secretários estaduais: Cláudio Peixoto, do Planejamento, e Rodrigo Pimentel, da Administração.“A produção de dados é um assunto que está na agenda nacional por ser um ativo muito valioso e que dá transparência e robustez, não somente criando insumos para o planejamento a curto, médio e longo prazos, mas também para a avaliação de políticas públicas”, destacou Peixoto.

Já Pimentel relembrou a criação de programas na Bahia com a utilização da tecnologia da informação e trouxe a importância da integração de dados de diversas fontes, como o IBGE.
Planejando a produção de dados pelos próximos cinco anos
Ao apresentar a CONFEST/CONFEGE, seus objetivos e importância, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que a Conferência “vai tratar do planejamento da produção de dados estatísticos e geocientíficos no Brasil, no período entre 2026 e 2030”.
Apontou também como a transformação digital que o país tem vivido nos últimos anos levou a um aumento no processo de“datificação" nas tomadas de decisões e trouxe consigo a discussão urgente sobre soberania, lembrando que 78% dos dados produzidos no Brasil estão sendo processados fora do país.
Citando a qualidade de diversos bancos de dados oficiais do país, Pochmann falou sobre o desafio e a relevância de integrar essas informações, num processo liderado pelo IBGE, por meio do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED), com o objetivo de se criarem políticas públicas preditivas.
“É um novo horizonte. Precisamos agora olhar para frente, para antecipar ações”, concluiu o presidente.
Importância da regionalização e da participação de todos os saberes
Em dezembro, a CONFEST/CONFEGE será realizada nas dependências do SENAI/CIMATEC. Presente ao evento de lançamento da Conferência, o ex-senador baiano Walter Pinheiro, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da instituição, exemplificou a importância dos dados do IBGE citando seu uso na criação dos 27 Territórios de Identidade em que foi dividida a Bahia, o que permitiu uma regionalização muito mais eficaz das políticas públicas, ações dos diversos níveis de governo e da iniciativa privada.
Aproveitou, também, para fazer um pedido especial: a criação de uma Casa Brasil IBGE na Bahia. “Quero fazer parte da materialização desse que é um desejo antigo nosso, para que o Instituto possa interagir ainda mais com os mais diversos setores”, afirmou Pinheiro.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, agradeceu o pedido do ex-senador e disse que a realização da CONFEST/CONFEGE na Bahia está alinhada justamente com a visão de descentralizar e regionalizar ainda mais a participação do Instituto. “Queremos abrir a Conferência para que todos os saberes possam participar e contribuir para o planejamento dos dados brasileiros, de forma integrada e articulada, porque é para isso que serve uma instituição como o IBGE”.
André Urpia, superintendente do IBGE na Bahia afirmou que será uma honra para a SES/BA receber um evento dessa magnitude e importância. “Ficamos felizes também por perceber que tantos atores do estado da Bahia se sensibilizaram e se mobilizaram por essa ideia que o IBGE apresentou.
Vai ser uma grande oportunidade de estimular usuários e pesquisadores a começarem ou continuarem trabalhando, se envolvendo e se engajando nas pesquisas e produção geocientífica do IBGE. Quem sabe também mostrando os trabalhos que já fazem, contribuindo ativamente para as discussões, somando e aproveitando o evento”, afirmou Urpia.
As inscrições para a CONFEST/CONFEGE estão previstas para 8 de outubro, serão gratuitas e poderão ser feitas por meio da página https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional-2024/apresentacao, que será atualizada em breve com as informações do evento.
Conheça a CONFEST/CONFEGE
A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) é o maior evento nacional de estatísticas e geociências e um dos mais importantes do mundo nessa área. Tem por objetivo ampliar o diálogo do IBGE com a sociedade, aproximando produtores e usuários de dados e estatísticas, bem como avaliar os processos de produção, disseminação e de utilização de informações estatísticas e geográficas, visando a revisar e aperfeiçoar o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas – PGIEG.
O seu sucesso depende da participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações no âmbito do Poder Executivo Federal, dos Poderes Legislativo e Judiciário, juntamente com institutos estaduais e municipais de informações estatísticas e geográficas, e demais segmentos da sociedade civil organizada com interesse no tema.
Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Data: 3 a 5 dezembro de 2025
Local: Senai Cimatec – Avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã – Salvador (BA)
Inscrições: previstas a partir de 8 de outubro
Site da Conferência: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional-2024/apresentacao