Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Meu IBGE

Novo site mostra como uma pessoa se enquadra estatisticamente na população brasileira

Editoria: IBGE | Esther Gama (sob supervisão dos editores)

14/04/2025 10h56 | Atualizado em 15/04/2025 09h07

Novo site interativo do IBGE permite que o usuário descubra como se enquadra nos dados do Brasil - Foto: Página inicial do site Meu IBGE

Com objetivo de demonstrar como uma pessoa se enquadra estatisticamente na população brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o site interativo Meu IBGE, no dia 14 de fevereiro, em evento do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF). Ao inserir as informações sobre município de residência, data de nascimento, sexo, e cor ou raça, o novo site permite que o usuário descubra quantas pessoas estão na mesma faixa etária que ele, quantas pessoas da sua idade são alfabetizadas, qual porcentagem da população tem a sua cor ou raça, entre outros dados e aspectos sobre população e domicílios.

As informações do portal têm como fonte os dados do Censo Demográfico (2022) sobre População por idade e sexo, por cor ou raça, Alfabetização, Características dos domicílios, além do Bioma predominante por Município para fins estatísticos (2024), Áreas urbanizadas (2019) e Área territorial (2023).

“Com o lançamento do Meu IBGE, o Instituto não apenas moderniza sua forma de disseminação de dados, mas também fortalece seu papel de retratar fielmente a diversidade e as características da população brasileira. A plataforma é um convite para que todos os brasileiros conheçam melhor seu país e se vejam refletidos nas estatísticas que moldam as políticas públicas e as estratégias de desenvolvimento”, pontuou o Coordenador de Experiência e Serviços Online (CEON), Leandro Albertini.

De acordo com Rodrigo Rego, gerente de Inovação e Desenvolvimento e responsável pelo site, o principal objetivo do produto é difundir os dados do Censo Demográfico, de forma mais pessoal e simples, para um público que não possui conhecimentos estatísticos e de geociências. “O site é feito com uma navegação muito simples, praticamente um slide show, dando informações muito pontuais e básicas para que um aluno em idade escolar ou qualquer pessoa leiga na área consiga entender a importância do Censo e como os dados ajudam a perceber a população brasileira, inserindo o usuário do site no contexto das estatísticas que o Censo produz”, explicou.

É possível explorar o Meu IBGE pelas seções: Pirâmide etária; Cor ou Raça; Alfabetização; Domicílios; Quilombolas e Indígenas e Meio Ambiente. O novo portal permite, também, aprofundar os dados sobre a população, estados, municípios e cor ou raça por meio dos sites Panorama do Censo 2022, Cidades e Painel Cor ou Raça.

O Meu IBGE também apresenta indicadores sobre território e bioma dos municípios. - Foto: Site Meu IBGE

O site traz uma navegação como se fosse uma história contada, algo que não é feito comumente no IBGE. “Eu destacaria a ludicidade da interface. A gente já fez várias interfaces com a proposta de tentar atingir um público mais amplo outras vezes, e, dessa vez, a gente conseguiu trazer isso não só pela linguagem, pela acessibilidade das estatísticas ou pela simplicidade, mas também por um aspecto visual que é muito lúdico e que convida o usuário a fazer uma navegação que seja agradável, e não só informativa. A gente abusa de emojis, e tem muitas animações, isso ajuda o usuário a se sentir mais confortável com a interface e com os dados estatísticos. É uma informação complexa, mas por conta da ludicidade e da casualidade que a gente coloca, ela fica mais agradável de assimilar”, pontuou Rodrigo Rego.

Leandro Albertini ressaltou que, “em um momento em que a informação é fundamental para a tomada de decisões, o IBGE continua a ser uma referência indispensável, oferecendo dados confiáveis e acessíveis que ajudam a construir um retrato detalhado e atualizado do Brasil. O Meu IBGE é mais um passo significativo nessa trajetória, aproximando ainda mais o Instituto da população e reafirmando seu compromisso com a transparência e a precisão na divulgação de informações”.

Ao final da apresentação, é possível compartilhar seus resultados nas redes sociais - Foto: Site Meu IBGE