Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Brasília

Exposição Casa Brasil IBGE na Câmara dos Deputados destaca importância das estatísticas para o país

Editoria: IBGE | Lucas Cunha

25/03/2025 18h42 | Atualizado em 25/03/2025 18h46

Exposição Casa Brasil IBGE – Espaço de memória e tecnologia, na Câmara dos Deputados. Da esquerda para a direita: Marcelo Alessandro Nunes, Marcílio Souza, Fernandez Kenji e Daniel Castro. - Foto: Jessyca Cavalcante

A abertura da exposição Casa Brasil IBGE – Espaço de memória e tecnologia, na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocorreu nesta terça-feira (25), no Espaço Mário Covas, e contou com a presença de parlamentares, assessores, visitantes da Câmara e servidores do IBGE. A exposição funcionará até quinta-feira ( 27), de 10 até 16 horas, com entrada gratuita.

Durante a exposição na Câmara, que se estenderá até quinta-feira (27/03), as pessoas terão oportunidade de pesquisar dados e visualizar o acervo de pesquisas do IBGE em totens e painéis interativos.

Exposição Casa Brasil IBGE – Espaço de memória e tecnologia, na Câmara dos Deputados. - Foto: Lucas Cunha - SES/DF

O Presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou: “Nós estamos muito satisfeitos de estar em Brasília apresentando o que é o IBGE, uma das mais importantes instituições internacionais de produção de estatísticas e geociências, bem como a maior instituição pública de pesquisa do Brasil”. O presidente também ressaltou que “o IBGE assume uma espécie de bússola do país, na medida em que vai colocando suas pesquisas indicando o rumo que o Brasil vem seguindo”.

Deputada Federal Maria do Rosário visitou a exposição do IBGE na Câmara - Foto: Lucas Cunha - SES/DF

Já o superintendente do IBGE no Distrito Federal, Gabriel Antonaccio, afirmou que não poderia haver um local mais apropriado e significativo do que a Câmara dos Deputados para sediar a exposição Casa Brasil IBGE.

Exposição Casa Brasil IBGE – Espaço de memória e tecnologia, na Câmara dos Deputados. Da esquerda para a direita: Marcelo Alessandro Nunes, Marcílio Souza, Fernandez Kenji, Daniel Castro, Lucas Braga Cunha e Gabriel Antonaccio. - Foto: Jessyca Cavalcante

“Realizar essa mostra aqui, na Câmara dos Deputados, conhecida como a casa do povo, simboliza exatamente o que o IBGE faz diariamente: visitar milhões de domicílios em todo o país, produzindo informações confiáveis e promovendo uma conexão direta entre as ações do governo e a realidade vivida por cada cidadão”.

Daniel Castro apresentando as ferramentas do IBGE para o Deputado Federal Marcelo Crivella. - Foto: Lucas Cunha - SES/DF

Em visita à exposição, o deputado federal Marcelo Crivella comentou: “Acho que o IBGE devia lançar um projeto para que todo deputado e senador pudessem colocar emendas no Orçamento da União para que toda a escola pública tivesse um totem onde as crianças tivessem acesso ao site Meu IBGE. Claro que ali seria só o primeiro passo, depois no celular elas iam continuar. Mas ter acesso ao IBGE é conhecer o nosso país, o nosso povo, suas informações de hoje. Isso é fundamental para o futuro, para boas políticas para a gente desenvolver nosso país”.

Público pesquisando os dados do IBGE no totem interativo. - Foto: Lucas Cunha - SES/DF

Para complementar a experiência, os servidores da Superintendência Estadual do IBGE no Distrito Federal (SES/DF) estão presentes para esclarecer dúvidas, apresentar curiosidades sobre as pesquisas e demonstrar como os números levantados pelo Instituto são importantes para mostrar a realidade do país. A exposição busca aproximar o público do universo das estatísticas, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do Brasil. Também recebem os visitantes da exposição os personagens do IBGE Educa Pedrinho e Bel.